20/10/2021 às 13h00min - Atualizada em 20/10/2021 às 13h00min

Abelardo Santos faz campanha de doação de sangue em Icoaraci

O objetivo é recuperar o estoques em baixa

Agênica Pará
Com edição do Belem.com.br
Instituição incentiva a doação de sangue para suprir as necessidades dos pacientes. (Foto: Ricardo Amanajás/Ag.Pará)
               
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, realiza frequentes campanhas de doação de sangue para recuperar os estoques que ficaram em baixa desde o começo da pandemia de covid-19. Na última campanha, realizada em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), foram coletadas 281 bolsas de sangue e feitos mais 17 cadastros de medula óssea. Entretanto, o incentivo à doação continua.

O Hospital Abelardo Santos, em média, faz 300 transfusões por mês e, desse quantitativo, precisa encaminhar mensalmente à Fundação Hemopa pelo menos 50% do que utiliza, ou seja, 150 doações, para ajudar a manter os estoques da Fundação, órgão que distribui os hemocomponentes para todo o Estado do Pará.

O estoque de sangue do HRAS é reposto nas segundas, quartas e sextas-feiras. A unidade tem infraestrutura para manter concentradas as hemácias e os plasmas. 

Como doar

Os interessados em doar sangue aos pacientes do HRAS devem procurar a Agência Transfusional, localizada no 1º andar da unidade.  A pessoa deve estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, portar documento de identidade original com foto. No caso de quem já teve covid-19, é preciso estar pelo menos há um mês assintomático, e quem teve contato com alguém infectado precisa estar há pelo menos 14 dias afastado da pessoa acometida pelo novo coronavírus.

Para as pessoas imunizadas contra a covid as orientações são as seguintes: se a vacina foi a CoronaVac/Sinovac, a doação só pode ocorrer após 48 horas da aplicação. Se for Oxford/AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, somente após sete dias.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?