27/10/2021 às 12h00min - Atualizada em 27/10/2021 às 12h00min

Cemitérios de Mosqueiro são preparados para Dia de Finados

Todos os protocolos contra a covid-19 serão obrigatórios durante a visitação

Agência Belém
Com edição do Belem.com.br
Fique atento aos horários de funcionamento dos cemitérios. (Foto: Divulgação/ Agência Distrital de Mosqueiro)
                                                                                                                         
A Agência Distrital de Mosqueiro (Admos) está finalizando as ações de limpeza nos três cemitérios que a ilha possui, para o Dia de Finados, que acontece na próxima terça-feira (2). O maior é o São José, localizado na Vila, com 3.530 sepulturas; o segundo é o cemitério Santa Maria, em Carananduba, com 2.263; e conta também com o São Odorico, na Baia do Sol, com 742 sepulturas. As três necrópoles passaram por limpeza e pintura dos muros de proteção.


O diretor do Departamento de Necrópoles da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Lucas Farias, orienta o público a antecipar as visitas para evitar aglomerações. O horário de funcionamento dos cemitérios de Mosqueiro será das 8h às 17h na segunda-feira, 1º; e de 7h às 16h, na terça-feira (2). Por orientação da Seurb, serão cumpridos os protocolos de segurança anti-covid, como a exigência de uso de máscaras, higienização das mãos e respeito ao distanciamento.

Segundo a administração da Admos, a expectativa é receber um grande número de visitantes, considerando a flexibilização de público prevista no Decreto Estadual 800/2020 e a homenagem de familiares, que perderam entes queridos durante o pico da pandemia da covid-19. No cemitério da Vila, a movimentação deve começar bem cedo, assim como no cemitério Santa Maria, em Carananduba, onde foi sepultada a maioria das vítimas da covid-19, em Mosqueiro. 

A segurança nas necrópoles ficará por conta da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Polícia Militar, que segundo o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar de Mosqueiro, coronel Francisco Ferreira, vai realizar rondas ostensivas pelos locais de maior concentração de público.     

Limpeza

Todos os três cemitérios de Mosqueiro passaram por limpeza com os serviços de roçagem, coleta de entulhos e pintura do muro. A diretora o Departamento de Necrópoles da Agência Distrital, Heloisa Andrade, acompanhou as ações e lembrou, na manhã desta terça-feira, 26, que a Admos vem realizando o recadastramento das pessoas que possuem as chamadas sepulturas perpétuas.

O objetivo do recadastramento é criar um banco de dados inédito sobre os proprietários, evitando assim, o abandono dos espaços. Para realizar o recadastramento são necessários os seguintes documentos: título de propriedade da sepultura, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do titular. O atendimento é na Agência Distrital é de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h, e vai até o dia 20 de dezembro deste ano.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?