04/11/2021 às 13h00min - Atualizada em 04/11/2021 às 13h00min

Oficina de ativismo comunitário ocorre hoje (4) no Benguí

Projeto “Ter Conhecimento” também chegará a outros bairros

Equipe Belem.com.br
Com informações da Seac
Protagonismo social está entre os objetivos do projeto. (Foto: Nucom/Seac)

 

Moradores do bairro do Benguí, em Belém, participam da oficina “Ativismo Comunitário: no passado, no presente e no futuro”, ministrada pelo ativista carioca, Itamar Silva. A programação ocorre nesta quinta-feira (4), às 19h, na escola Marilda Nunes. Inscrição pelo site.

 

O evento faz parte de um ciclo de oficinas sobre ativismo comunitário realizado em bairros assistidos pelo Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), como parte do Projeto “Ter Conhecimento”. O objetivo é aprofundar a troca de experiências e a proposição de ideias para o enfrentamento da violência, além de incentivar o protagonismo social nas comunidades.

 

Palestrante

Foto: Tatynne Lauria/Projeto Colabora

Foto: Tatynne Lauria/Projeto Colabora

Nascido no morro Santa Marta, na capital do Rio de Janeiro, Itamar Silva é referência no ativismo e no movimento negro. “Eu sou do movimento de favelas do Rio de Janeiro e carrego, pelos anos de estar nesse lugar, algumas experiências, e quero muito trocar aqui na Região Metropolitana de Belém”, comenta Itamar. 

 

Programação

 

A oficina inaugural do projeto ocorreu na última quarta-feira (3), na Usina da Paz (UsiPaz),  no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua. E, hoje (4), continua no Benguí.

 

Em seguida, a oficina percorrerá outros bairros, seguindo para o Jurunas, na sexta-feira (5), às 19h, na Escola Estadual Placídia Cardoso.

 

Outra oficinas previstas no projeto são:

 

Oficina 2 – Política de Drogas e Juventude, com Raull Santiago - fundador e integrante dos coletivos Papo Reto, Movimentos, Perifa Connection, Favela & ODS. É uma referência no debate brasileiro sobre política de guerra às drogas, juventude e racismo. Período: 17 a 19 de novembro.

 

Oficina 3 – Segurança Pública e Direitos Humanos, com Ibis Pereira – coronel reformado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, doutorando em História. É uma referência no debate sobre polícia, direitos humanos e novos caminhos da segurança pública. Período: 22 a 25 de novembro.

 

Oficina 4 – Jornalismo e Redes Sociais, com Cecília Oliveira – jornalista, especialista em Segurança Pública e Política de Drogas na América Latina e idealizadora da plataforma Fogo Cruzado e articulista do El País. Período: 08 a 10 de dezembro.

 

Para acompanhar as próximas datas e locais do calendário, é possível acompanhar as publicações nas redes sociais da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac)

 

Serviço:

Oficina “Ativismo Comunitário: no passado, no presente e no futuro'', com Itamar Silva

Data: 04/11/2021

Hora: 19h

Local: Escola Estadual Marilda Nunes, Passagem Maciel, ao lado do Centro de Saúde, S/N, Benguí.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?