10/10/2019 às 13h15min - Atualizada em 10/10/2019 às 13h15min

Orquestra realiza concerto em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré

Apresentação será nesta sexta-feira (11), no Theatro da Paz

Portal Belém
Agência Pará
O espetáculo faz parte da programação ‘Círio 2019’ da Secult (Foto: Arquivo/Agência Pará)

Sob a regência do maestro titular Miguel Campos Neto e muitas participações especiais, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) preparou um concerto diferente para o mês de outubro. A apresentação será nesta sexta-feira (11), às 19h, no Da Paz e é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Academia Paraense de Música (APM) e Theatro da Paz.
 
Para o maestro titular da OSTP, a realização deste concerto tem forte conexão com o público local, não somente por conta da natureza religiosa, mas também pela relevância cultural da data. “O concerto será na semana do Círio junto a outras manifestações de vários cunhos culturais, então, fico feliz que a orquestra faça parte disso, enriquecendo esse cenário. Eu acho que esse concerto deveria se tornar uma tradição, ocorrendo anualmente”, comenta Miguel.
 
O espetáculo faz parte da programação ‘Círio 2019’ da Secult e contará com a participação dos solistas paraenses Kézia Andrade (soprano) e Silvio Rodrigues (contratenor) na obra “Stabat Mater”, de Pergolesi, e dos alunos do 1º curso de formação em ópera do XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz, para acompanhar a orquestra na execução da tradicional “Ave Maria” de três compositores diferentes, além de “Vós sois o lírio mimoso”, música símbolo do Círio de Nazaré.
 
“Em homenagem a Maria, vamos abrir o espetáculo executando ‘Stabat Mater’, do italiano Giovanni Battista Pergolesi, uma música que já foi executada em uma das edições do Festival de Ópera e que o público já tem certa familiaridade. Depois teremos a ‘Ave Maria’, do compositor francês Charles Gounod, que ele escreveu uma melodia sobre um baixo de Bach, por isso aparece Bach/Gounod, pois é o prelúdio nº1 de piano de Bach do cravo bem temperado e o Gounod escreveu uma melodia por cima”, explica o maestro.
 
Em seguida, a OSTP interpreta a ‘Ave Maria’, de Schubert, que também é conhecida do grande público. Para dar um gosto brasileiro, o programa terá também ‘Ave Maria’ de Vicente Paiva e Jayme Redondo, não podendo faltar aquele toque bem paraense, a música “Vós sois o lírio mimoso”, que não é uma Ave Maria mas é a canção hino dos fiéis de Nossa Senhora de Nazaré.
 
Serviço:
A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta concerto especial de Círio, nesta sexta-feira (11), às 19h. Os ingressos custam R$ 1 (+ 1 kg de alimento não perecível) e serão disponibilizados a partir de 9h desta quinta-feira (10) pelo www.ticketfacil.com.br – com taxa de conveniência do site a R$ 2 por ingresso – e no dia do evento, a partir de 9h, na bilheteria do Theatro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?