21/11/2021 às 14h18min - Atualizada em 21/11/2021 às 14h18min

Revelado o tema da redação do Enem 2021

Participantes devem dissertar sobre invisibilidade e registro civil

Equipe Belem.com.br
O tema da redação este ano foi o mesmo para a prova impressa e a digital. (Foto: Rodrigo Pinheiro)

 

O tema da redação do Enem 2021 foi revelado: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Os participantes têm até as 19h para desenvolver a redação, valendo uma das cinco notas gerais da prova.

 

A informação foi divulgada no Twitter do ministro da Educação, Milton Ribeiro. O tema proposto é o mesmo para quem faz o Enem Digital, diferentemente do ano passado, que havia um tema específico para cada modalidade de prova: "O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira" (Enem 2020 impresso); "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil" (Enem 2020 digital).


Sobre o tema
 

O registro civil é um ato jurídico que registra os fatos da vida do cidadão, desde o nascimento até a morte. Portanto, é um instrumento legal importante para a garantia dos direitos dos quais todo cidadão é digno de usufruir. Na opinião do professor de Língua Portuguesa, Celso Flexa, a escolha do tema pode estar ligada a um problema enfrentado no Brasil durante a distribuição dos benefícios sociais em razão da pandemia.

"Diante da situação da pandemia no Brasil e dessa intensa distribuição de auxílios, por exemplo, a documentação civil é imporante, sem a qual acaba acontecendo a invisibilidade apontada no tema, ou seja, você não consegue aparecer nas estatísticas do Estado. Então diante de tudo que o país tem vivido quanto aos problemas sociais, o registro civil entra em cena como um elemento primordial para a obtenção desses direitos", comenta o especialista.

Segundo o professor de redação, há algum tempo o Enem não traz um tema com essa profundidade político-social.

"Admito que eu fiquei surpreso com a dimensão social de um tema como esse. É claro que o Enem tem um histório de temas sociais, como o tema sociocultural do cinem brasileiro, sobre violência contra a mulher, sobre as redes sociais. Mas este tema, mais diretamente, fala de um cunho essencialmente político-social."


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?