11/10/2019 às 21h19min - Atualizada em 11/10/2019 às 21h19min

Tudo pronto para o Arrastão do Arraial do Pavulagem

O tributo à Virgem de Nazaré ocorre após o término do Círio Fluvial

Portal Belém
Assessoria de Comunicação do evento
No repertório do Arrastão terá carimbó, músicas do Arraial do Pavulagem, dona Onete e muito mais (Foto: Rafael Fernando)

Com mais de 500 brincantes que integram do Batalhão da Estrela do Arraial do Pavulagem, o grupo promove neste sábado (12), na chegada da Romaria Fluvial, um tributo à Virgem de Nazaré com música, alegria, dança e muita percussão. É o Arrastão do Círio 2019 do Arraial do Pavulagem, com o patrocínio da Celpa Equatorial, um cortejo que este ano também será um manifesto poético lúdico em defesa da Amazônia.

A música “Vois sois o Lírio Mimoso” é um dos destaques no cortejo do Arraial do Pavulagem, que ganha o som dos trompetes, a vibração da percussão, os sons do reco reco, e a dança e alegria dos pernaltas e dançarinos que irão saudar a padroeira dos Paraenses.

Durante o evento, três músicas indígenas de autoria da poeta e escritora indígena Márcia Kambeba, fazem parte do repertório do evento. Os músicos e todos que irão participar do Arrastão do Círio 2019 seguem pelo Boulevard Castilho França até em frente o Sesc Ver o Peso, dá a volta e retorna para a praça dos Estivadores.

Um dos pontos altos do Arrastão do Círio do Arraial do Pavulagem é a roda ancestral que será formada bem no centro da praça, nesta roda serão apresentadas músicas, indígenas, africanas e outras homenagens culturais a Rainha da Amazônia.

Durante a roda haverá uma homenagem com o tradicional roque–roque, o brinquedo de miriti, são mais de mil brinquedos, que serão acionados ao mesmo tempo transformando um som das florestas e dos pássaros. Em seguida a programação segue com o show da banda Arraial do Pavulagem.

Os brincantes no seu repertório do Arrastão terão carimbó, músicas do Arraial do Pavulagem, dona Onete e muito mais.

Novo trajeto - Um novo espaço para a cultura popular, a praça dos Estivadores, tradicionalmente famosa pelas homenagens durante o percurso do Círio de Nazaré, hoje é um ponto de encontro, ensaio e mobilização pela cultura popular. No ambiente onde está localizada a sede do Instituto Arraial do Pavulagem que com o seu trabalho mobiliza crianças, jovens e adultos por essa paixão pela música, dança, ritmo e trabalho do Boi Pavulagem.
 
Serviço:
Arrastão do Círio do Arraial do Pavulagem
Quando?: 12 de outubro de 2019 (Sábado)
Que horas?: 9h Concentração. Saída com a chegada da Romaria Fluvial.
Onde?: Praça dos Estivadores - Campina
Realização: Instituto Arraial do Pavulagem – Patrocínio: Celpa Equatorial
Co-realização: Prefeitura de Belém, Fumbel e Governo do Pará
 Apoio: Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e Claro.
 
 
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?