-
15/10/2019 às 10h22min - Atualizada em 15/10/2019 às 10h22min

Programa inspira novas práticas e reacende o sonho de educadores

Iniciativa do Instituto Alcoa amplia perspectivas educacionais para além da sala de aula

Portal Belém
Assessoria de Comunicação
O programa visa dar suporte a projetos sustentáveis criados por comunidades locais a partir da capacitação de educadores (Foto: Divulgação)

Fortalecer o diálogo entre educação e transformação social por meio de ações em que educadores, alunos e comunidades assumem o protagonismo é a premissa que rege o programa ECOA, iniciativa do Instituto Alcoa, realizado com o apoio da Evoluir – Educação Transformadora, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação. O programa visa dar suporte a projetos sustentáveis criados por comunidades locais a partir da capacitação de educadores e acompanhamento constante de suas atividades. O professor, neste contexto, assume papel importante na geração de uma atmosfera inclusiva e potente.
 
De acordo com a coordenadora do programa pela Evoluir, Marina Queiroz, os resultados positivos do programa nas três cidades que atua – uma delas é Juruti, no Pará – devem-se à preocupação com o engajamento constante dos professores “É fundamental ter em mente que o sucesso da educação passa pelo educador. Por meio de suas práticas inovadoras, o ECOA permite que os educadores, em conjunto com os alunos, se tornem protagonistas das mudanças que a comunidade necessita”, destaca.
 
O educador, no papel de guia do trabalho promovido pelo ECOA, traz à tona as suas experiências, expectativas e habilidades para uma ação conjunta junto a seus aprendizes. Em seu sexto ano, o programa acumula histórias inspiradoras de professores que, às suas formas e com o suporte das orientações pedagógicas regulares, tiveram suas trajetórias modificadas para melhor.
 
Juruti-PA
 
Em Juruti, no Pará, o professor de língua portuguesa Francisco Jorge dos Santos Carvalho é um dos educadores engajados nas ações do ECOA. Apaixonado e ciente dos benefícios da leitura, Carvalho busca inserir a atividade no dia a dia de seus alunos. Seus 31 anos de magistério são renovados por ações propostas no programa, que também o ajudam na realização de seu sonho: que a alfabetização de qualidade chegue a todos.
 
De acordo com o professor, a proposta do ECOA o leva a adquirir bagagem no trabalho diário com as individualidades e as habilidades socioemocionais de seus alunos. “Eu transfiro todo conhecimento adquirido nas formações do programa para as minhas aulas e ações extracurriculares. Uma das coisas que aprendi na prática é que cada criança é um mundo diferente e, por isso, temos que saber lidar com as diversidades e com as diferentes formas de assimilação da informação educacional”, explica.
 
Motivado, ele realiza todos os anos um projeto de literatura que se transforma em um sarau literário organizado em torno de produções dos estudantes sob sua orientação. O evento caracteriza-se por sua atmosfera de alegria e celebração, em uma festa que envolve familiares, amigos e muita poesia.
 
Para Mônica Renata Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa, os educadores influeciam diretamente na formação dos estudantes como cidadãos e o Programa ECOA busca contribuir neste processo, aplicando práticas inovadoras e proporcionando um olhar mais amplo, crítico e participativo. “Ao longo dos seis anos de realização, o ECOA trouxe novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem, buscando sempre inovar e valorizando os saberes e experiências de educadores e alunos”.
 
Desde 2014, o programa já contou com a participação de 49 escolas, mais de 58 mil estudantes e 733 professores, realizando mais de 290 projetos, como hortas, bibliotecas comunitárias, parquinhos, mutirões de limpeza e campanhas públicas de conscientização ambiental, entre outros. Para Mônica, os educadores influeciam diretamente na formação dos estudantes como cidadãos e o Programa ECOA busca contribuir neste processo, aplicando práticas inovadoras e proporcionando um olhar mais amplo, crítico e participativo.
 
“Ao longo dos seis anos de realização, o ECOA trouxe novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem, buscando sempre inovar e valorizando os saberes e experiências de educadores e alunos”, ressalta.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual ‘brega marcante’ mais representa esse ritmo musical em Belém?

10.1%
2.8%
2.7%
2.4%
4.6%
14.2%
1.5%
3.1%
1.0%
57.7%