20/12/2021 às 12h00min - Atualizada em 20/12/2021 às 12h00min

Dia da Solidariedade: voluntários promovem campanha em Belém

Conheça a Liga do Bem e saiba como ajudar

Camila Guimarães/Redação Belem.com.br
Brinquedos serão distribuídos a crianças da RMB no dia 25 de dezembro. (Foto: Reprodução/Liga do Bem)

                           
Há 16 anos, a data 20 de dezembro celebra o Dia Internacional da Solidariedade Humana, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de impulsionar ações coletivas para superar problemas globais. A proximidade da data com o Natal não é à toa, uma vez que o período, tradicionalmente, mobiliza iniciativas de solidariedade em todo o mundo.

Em Belém, uma dessas iniciativas é a Liga do Bem: um grupo de amigos, formado por 20 voluntários, que há 9 anos trabalha ajudando instituições, comunidades e pessoas em situação de risco por meio de doações. Marcelo Casanova, coordenador e idealizador do projeto, conta um pouco dessa história:

“Somos um grupo de amigos que abraçaram a causa da minha irmã, já falecida, que tinha o sonho de ter um projeto social para ajudar muitas pessoas. Crescemos vendo nosso pai se vestindo de Papai Noel no dia de Natal entregando presentes. Enfim, um sonho da minha irmã que virou realidade e hoje estamos aí, há 9 anos, levando um pouco de amor, carinho e atenção para muita gente”, diz o voluntário.

O Liga do Bem não possui uma sede específica, funcionando na casa do próprio Marcelo e dos seus pais, locais onde o grupo de voluntários reúne, ao longo do ano, os brinquedos que são doados no dia 25 de dezembro a crianças carentes da Região Metropolitana.

"Todo dia 25 de dezembro pela manhã nosso projeto entrega cerca de 1.000 brinquedos às margens da Br-316, até a estrada de Mosqueiro. Muitas famílias já ficam esperando, nesse dia, em pontos estratégicos de parada. São cerca de 8 a 10 carros, com o porta-malas cheios de brinquedos”, conta Marcelo.

Foto: Liga do Bem

Foto: Liga do Bem


O voluntário explica que nesse período de pandemia, as crianças ficam organizadas em filas, mantendo o distanciamento uma das outras, e que álcool em gel e máscaras também são distribuídos para colaborar com a prevenção dos pequenos e dos seus familiares contra a covid-19.

“Mas não levamos apenas brinquedos”, ressalta Marcelo, “levamos amor, carinho, atenção, palavras de esperança e falamos sobre a importância de as crianças se tornarem pessoas do bem, para que essa corrente de solidariedade e amor ao próximo possa continuar”.

Além da doação de brinquedos no Natal, o Liga do Bem promove e também participa de outras ações beneficentes ao longo do ano, como:

As campanhas de doação de sangue para o Hemopa;

Campanhas de arrecadação de material escolar;

Campanhas de doações de fraldas e itens de higiene;

Campanhas de doações de travesseiros;

Campanhas de doação de alimentos;

Campanhas de livros literários, entre outros.

Uma das últimas ações do Liga do Bem, antes do Natal, foi o Natal Ribeirinho, na comunidade do Aurá, que ocorreu nesta segunda-feira (21). Na ocasião, famílias carentes receberam brinquedos, cestas básicas e material escolar.

Natal Solidário

Ainda dá tempo de colaborar com o Natal Solidário da Liga do Bem: as doações de brinquedos, kits de higiene e higiene bucal, além de gibis, podem ser feitas até o dia 24 de dezembro nos pontos de arrecadação parceiros do grupo:

Colégio Aslan (Gentil)

Academia Fit4You (Unidade Duque e Unidade Pedreira)

Clínica odontológica Humazine (Padre Eutíqueo, 2035)

Espaço Terapêutico Therapy Holístico (Rua dos Caripunas, 2966)

Estação das Docas

Parque do Utinga

Mangal das Garças


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?