16/10/2019 às 15h19min - Atualizada em 16/10/2019 às 15h19min

Fotoativa realiza mais um Sarau da Memória

O encontro acontece hoje, quarta-feira (16), às 19h, na sede da Associação

belem.com.br
Assessoria de Comunicação do evento
Cada encontro propõe um conjunto de imagens e fotografias do acervo da Fotoativa (Foto: Divulgação)

A terceira edição do projeto Saraus da Memória, encontro mensal em comemoração aos 35 anos do Fotoativa, traz a memória viva de pessoas que fazem parte desta história. O encontro acontece hoje, quarta-feira (16), às 19h, na sede da Associação, com a presença de Ana Catarina, Elza Lima, Jorane Castro e Luiz Braga, e mediação por conta de Miguel Chikaoka e Camila Fialho, coordenadores do projeto.
 
Cada encontro propõe um conjunto de imagens e fotografias do acervo da Fotoativa que é projetado como dispositivo de memórias para guiar a conversa entre os convidados. Nesta edição o projeto centra nas ações e desdobramentos do Grupo Fotoficina (1982-1984), em dois tempos paralelos: abordará as últimas edições da Fotopará – Mostra Paraense de Fotografia (1982-1984), até a constituição e atuação do Grupo Fotopará (1984- 1986) com a I Jornada Fotográfica 24 Horas de Belém e os projetos Autografias e Rio Abaixo/Rio Acima.
 
Em outra linha paralela, será abordada as articulações do Núcleo de Oficinas Fotoativa do Grupo Fotoficina com o projeto Fotoativa Cidade Velha. Neste cruzamento de tempos e projetos teremos ainda a memória da organização e participação dos fotógrafos paraenses nas III, IV e V Semana Nacional de Fotografia, promovidas pela Funarte. Além dos convidados, todos os presentes podem participar ativamente com falas, memórias e contribuições sobre a época e os projetos discutidos.
 
Saraus da Memória
 
Os Saraus da Memória são encontros culturais, abertos à participação do público, para os quais personagens importantes que direta ou transversalmente contribuíram com a história da Fotoativa serão convidados a trazer suas memórias vivas, tendo como potência articuladora um conjunto de imagens estrategicamente extraídas do acervo fotográfico da Associação. Estes encontros são registrados em áudio e vídeo para posterior construção de uma publicação/documentário mais consistente sobre este percurso.
 
Serviço:
Saraus da Memória #3 fotografia paraense em rede
com Ana Catarina, Elza Lima, Jorane Castro e Luiz Braga
Quarta-feira, 16 de outubro de 2019, às 19h
Fotoativa – Praça das Mercês, 19
Contatos/informações: [email protected]
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?