07/01/2022 às 10h49min - Atualizada em 07/01/2022 às 10h49min

IPTU 2022: contribuintes podem emitir guia de pagamento online

Pagamento pela guia mantém os descontos de quem tem direito

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Pará
Guia pode ser emitida no site da Sefin. (Foto: Marcus Barbosa/Comus)
                              
O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 traz uma novidade: a possibilidade de substituição do carnê por uma guia de pagamento. Segundo a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), a mudança pode poupar cerca de duas toneladas de papel para a impressão de carnês físicos.

As guias para pagamento do IPTU 2022 já estão disponíveis no
site da Sefin. Com o documento em mãos, os contribuintes conseguem garantir desconto de 10% ou 7%, quitando o imposto em cota única entre os meses de fevereiro e março, respectivamente. 

Na guia constam informações sobre o lançamento para o pagamento em cota única ou para o pagamento da primeira parcela para quem optar pelo parcelamento. Nesse último caso, os contribuintes devem emitir as guias das parcelas seguintes no site da Sefin ou em uma das cinco unidades de atendimento do órgão.

O diretor geral da Sefin, Mauro Gaia destaca ainda, que a partir de abril os contribuintes poderão emitir uma guia consolidada para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano. “Com a guia consolidada o contribuinte poderá regularizar as parcelas em atraso, juntamente com as parcelas por vencer, de uma só vez. Assim, ele não só quita o exercício fiscal de 2022, como garante logo o crédito fiscal de 'bom pagador' para o IPTU 2023”, explica.

Isenção

Para 2022, aproximadamente 160 mil pessoas receberam a isenção automática. O benefício foi concedido aos contribuintes que possuem apenas um imóvel no município de Belém, com valor venal de até R$ 59.792,12, e nele resida.

IPTU 2022

Seguindo o edital de lançamento do IPTU 2022, publicado no Diário Oficial do Município na última terça-feira (4), quem pagar o imposto em cota única até o dia 10 de fevereiro de 2022, terá o desconto de 10%. Para quem efetuar o pagamento até o dia 10 de março, também em cota única, o desconto será de 7%. Outra opção é parcelar o pagamento do imposto em até dez vezes.

Este ano, cerca de 268 mil imóveis foram tributados. Com isso, a expectativa de arrecadação é de R$ 415 milhões, considerando o lançamento do IPTU e taxas agregadas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?