12/01/2022 às 11h13min - Atualizada em 12/01/2022 às 11h13min

Visitação é gratuita no Mangal das Garças nesta quarta-feira (12)

Espaço comemora seus 17 anos junto com o aniversário de Belém

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
É obrigatório apresentar comprovante de vacinação contra covid. (Foto: Reprodução/Agência Pará)
                   
Nesta quarta-feira (12), o Mangal das Garças comemora 17 anos de funcionamento, junto com o aniversário de 406 de Belém. Para celebrar a data, todos os espaços de visitação monitorada estarão abertos gratuitamente ao público. É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação contra a covid-19 e do documento de identificação com foto para entrada no local.

Programação

O Momento EcoZoo, atração que costuma ocorrer uma vez ao mês, no qual um técnico ambiental explica as curiosidades sobre a origem e as características de uma ou mais espécies selecionadas, será uma das atrações do aniversário.

Dentro do borboletário, os visitantes também podem observar e se encantar pelos cantos de inúmeros pássaros como o Caboclo-Lindo (Sporophila minuta) e o Curió (Sporophila angolensis), provenientes de resgates e apreensões, além de outras espécies de aves com o Pavãozinho-do-Pará (Eurypyga helias) e a Marreca Irerê (Dencrocygna viaduata). O beija-flor ganha destaque em meio às flores e os animais aquáticos como a arraia-negra (Potamotrygon leopoldi), chamam atenção para os lagos artificiais.

Às 11h, é o momento de alimentação das Garças no Recanto da Volta, um verdadeiro espetáculo para os espectadores. Neste dia especial haverá a explicação dos modos de vida e curiosidades das Garças e dos Binguás.

Já no final da tarde, às 17h, o Momento EcoZoo especial 17 anos do Mangal das Garças apresenta a Coruja Olívia, que encantará a todos durante um passeio com um técnico ambiental pelos espaços do Mangal. Além de contemplar a ave, os visitantes recebem uma explicação sobre vida e características do espécime.

Ao longo do dia, o público poderá ainda conferir as atrações diárias do Mangal:

- Alimentação das garças no Recanto da Curva: 11h, 15h, 17h30;

- Soltura das borboletas no Borboletário: 10h e 16h (monitorado);

- Apresentação das aves do Viveiro das Aningas - 16h30;

- Passeio da coruja Olívia - 17h.

Um pouco de história

Fundado em 12 de janeiro de 2005, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças se tornou referência em conservação e educação ambiental. O espaço se originou no centro histórico de Belém, após o Arsenal da Marinha ceder 40.000 m² de um terreno não utilizado, que foi revitalizado e se transformou numa das maiores representações da nossa fauna e flora amazônica. Diretamente conectado com o ambiente urbano, uma das principais finalidades do projeto de criação do Mangal das Garças era despertar a população local para toda a riqueza de nosso patrimônio ambiental.

O parque já recebeu sete premiações do site Travellers' Choice, site especializado em viagens e pontos turísticos que recebem avaliações dos visitantes. Estas premiações ocorreram nos anos de 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2020 e 2021.

Serviço
17 anos do Mangal das Garças
Data: 12/01/2022

Local: R. Carneiro da Rocha, s/n - Cidade Velha, Belém - PA
Entrada gratuita em todos os espaços monitorados: Reserva José Márcio Ayres (borboletário), Viveiro das aningas, Memorial Amazônico da Navegação e Farol de Belém.

Funcionamento tradicional: aberto de terça a domingo, de 8h às 18h - Fecha às segundas para manutenção.
Obrigatório apresentação de carteira de vacinação e documento de identificação para entrada no Parque.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?