13/01/2022 às 16h29min - Atualizada em 13/01/2022 às 16h29min

Restaurante universitário da UFPA reabre após quase dois anos fechado

Entre as mudanças está a obrigatoriedade do cartão de vacina

Redação Belem.com.br
Com informações da Ascom UFPA
Olmoço será servido no horário das 11h às 14h e o jantar, das 17h45 às 19h15. (Foto: Alexandre de Moraes)
                  
Após o retorno das aulas presenciais em 2022, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Pará (UFPA) será reaberto ao público a partir da segunda-feira, 17 de janeiro. As unidades passaram por reformas para adaptação dos espaços aos novos protocolos de biossegurança exigidos em função da pandemia de covid-19. Para este primeiro dia, o
 cardápio será feijoada.

O RU voltará a funcionar com almoço e jantar na unidade do setor Básico e com almoço na unidade do setor Profissional. O almoço será servido no horário das 11h às 14h e o jantar, das 17h45 às 19h15. Entre as mudanças no atendimento, está a obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal.

Mudanças no atendimento

Segundo explica Elenilma Barros, responsável técnica pelo RU, a apresentação do comprovante de vacinação será diária, junto a um documento de identificação original com foto.

Além disso, os espaços internos e externos serão sinalizados para orientar o distanciamento social. As mesas serão organizadas de modo a evitar que as pessoas fiquem de frente umas para as outras.

Haverá orientação também para a retirada correta das máscaras nos espaços internos do Restaurante Universitário, que só poderá ocorrer no momento de consumir a refeição, devendo ser armazenada corretamente quando fora de uso, ou seja, sem que fiquem expostas sobre as mesas. Além disso, foram instaladas novas pias para lavagem de mãos e disponibilizados totens de álcool gel em locais estratégicos na entrada e saída de cada unidade. 

O acesso aos bebedouros do RU apenas poderá ocorrer mediante o uso de garrafas ou copos reutilizáveis. A compra da refeição será ainda por ticket de refeição, mas o “self-service” será suspenso temporariamente, de modo que as preparações que compõem os cardápios serão manipuladas apenas pelos colaboradores e não mais em parte pelos usuários, como vinha sendo praticado antes da pandemia para as preparações arroz, feijão, salada e farofa. Ou seja, as refeições voltam a ser servidas diretamente no formato de “bandejão”.

Adaptações

Para garantir o consumo seguro, além da sinalização com adesivagem, orientações informativas e fiscalização técnica, a Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA) também disponibilizará no local intérpretes visuais e de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os primeiros dias de retomada.

A limpeza de bancadas, maçanetas e corrimões será constante e contínua. As janelas das unidades serão mantidas abertas durante os serviços de almoço e jantar, tendo sido adaptadas com telas anti-insetos.

Quanto ao tempo de permanência dos usuários no RU, a recomendação é a de que os próprios usuários se conscientizem sobre o tempo limite de permanência, que deve ser de 15 a 20 minutos, para que a rotatividade seja constante.

Valor da refeição

Estudantes de graduação e pós-graduação da UFPA e estudantes visitantes de outras instituições de ensino superior e da educação básica continuam pagando R$ 1,00 (um real) pela refeição no Restaurante Universitário. A taxa zero para subsidiados pela Saest também será mantida.

Já no caso de servidores, terceirizados e visitantes que não sejam estudantes, o valor será reajustado para R$ 10,00 (dez reais), conforme deliberado pelo Conselho Superior de Administração (Consad) em cumprimento à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?