-
14/01/2022 às 12h32min - Atualizada em 14/01/2022 às 12h32min

Desconto de IPVA para finais de placa de 71 a 91 vai até terça (18)

Abatimento pode chegar até a 15% se atendidos os critérios

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
O desconto máximo é para motoristas sem multas há 2 anos. (Foto: Reprodução/Internet)
                           
Até o dia 18 de janeiro, próxima terça-feira, motoristas que não têm multas de trânsito há dois anos, cujos veículos tenham fim de placa entre 71 e 91, poderão pagar o Imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA/2022) com desconto.

Os condutores, nessas condições, pagam 15% a menos sobre o valor do IPVA; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações.

Há três opções de pagamento do IPVA: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto, ou pagamento integral junto com o licenciamento, sem desconto.

Para antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas deve-se observar a data no
calendário anual, disponível no site Sefa.

Sobre o imposto

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que faz a pesquisa do valor venal por marca/modelo, em 2021 os preços dos automóveis no Pará tiveram um crescimento médio de 23%, acima da inflação no período. Por decisão do Governo do Estado, os valores do IPVA 2022 terão redução da base de cálculo, de forma que o reajuste do imposto seja de 11%.


Do total de IPVA arrecadado, 50% ficam para o Estado e 50% são destinados ao município onde o veículo é licenciado.

Recolhimento

O recolhimento do IPVA é feito com a emissão do Documento de Arrecadação Estadual, DAE, no
Portal de Serviços da Sefa, que deve ser pago na rede bancária autorizada: Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), além das casas lotéricas.

Para dúvidas, telefonar para o call Center, 0800.725.5533. A ligação é gratuita e atende das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-