14/01/2022 às 14h23min - Atualizada em 14/01/2022 às 14h23min

Hospital de Clínicas alerta sobre cuidados com a saúde mental

Por ano, o HC realiza, em média, 2.300 atendimentos na emergência

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Pará
O Hospital de Clínicas é a referência em saúde mental no Pará. (Foto: Ricardo Amanajás / Ag.Pará)

                                                                                                   
No Pará, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) é a unidade pública de saúde referência no atendimento psiquiátrico de média e alta complexidade. No local, os serviços de emergência psiquiátrica e de internação breve vêm registrando aumentos constantes, com média de 2.300 atendimentos por ano.


Com base nesse cenário crescente, especialistas do Hospital de Clínicas reforçam a importância da campanha "Janeiro Branco" como momento para pensar e repensar a saúde mental, no o cuidado e no autocuidado .

Componente da equipe de psicologia do HC, Luana Fonseca, simplificada que a saúde mental depende, sim, de fatores externos. “A primeira dica é fazer uma avaliação sobre como fatores pessoais ou sociais interferem na qualidade de vida e no cuidado com a saúde mental”, pontua a profissional.


Em muitos casos, essa autoavaliação sobre cuidados com a saúde vem ao mesmo tempo das promessas de ano novo e acabam se perdendo na rotina. “Pensar no propósito dessas mudanças e avaliar o quanto elas poderão ajudar também quem está ao redor, pode ajudar a colocar em prática o que foi planejado”, complementa a psicóloga  Luana Fonseca.

Atualmente, além da escuta terapêutica, o HC mantém ainda parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para o desenvolvimento do Programa de Assistência Psicossocial ao Servidor (PAPS).


“Quando identificamos a necessidade de acompanhamento multiprofissional, sugerimos ao servidor a participação neste outro programa que fica dentro do Centro de Saúde da Universidade. A adesão é voluntária, mas os resultados que temos obtido ao longo desses anos têm nos ajudado a fornecer saúde e qualidade de vida ao servidor”, acrescentou Luana.


Campanha

Para os especialistas em saúde mental, a realidade é que a pandemia de covid-19 expôs o aumento na busca por atendimentos de emergência. Para alertar e ajudar a tratar este cenário, desde 2014, a campanha "Janeiro Branco" reserva o mês para debates sobre o tema e, principalmente, para a promoção de ações de cuidado e prevenção do adoecimento mental
.

A manutenção ou mesmo o equilíbrio entre um bem-estar social, físico e mental tem sido um dos principais desafios no país. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem mais de 18 milhões de brasileiros afetados pela ansiedade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?