Cada empresa pode ser beneficiada com até R$ 50 mil. (Foto: Marco Santos / Ag.Pará)
Nesta semana, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) promove dois eventos para tirar dúvidas sobre o edital de Bônus Tecnológico do StartUP Pará. Um bate-papo virtual ocorre na quarta (19), às 15h, no YouTube da Fapespa; e um encontro presencial em Santarém, no dia 21, às 19h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces).
O objetivo dos eventos é esclarecer dúvidas para auxiliar as empresas na reta final das inscrições no Edital que visa investir em transformação digital dos negócios.
"Empresas de todos os setores, inclusive os mais tradicionais, podem se beneficiar com o edital. É possível pensar soluções para melhorar processos comuns no cotidiano empresarial, como gestão de pessoas ou marketing, por exemplo, além de outras questões mais ligadas à inovação de produtos e processos", informa Maria Trindade, coordenadora do edital.
Com foco em transformação digital, a chamada está com inscrições abertas até o dia 24 de janeiro, exclusivamente na plataforma online. O objetivo é apoiar projetos de implementação de tecnologias digitais ou reestruturação de produtos, processos e/ou serviços de empresas paraenses.
O bate-papo no YouTube da Fapespa contará com a presença da coordenação do edital, de representantes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e de empresas prestadoras de serviços especializados.
O encontro presencial de Santarém será no auditório da ACES, localizado na rua Siqueira Campos, 565, bairro Central, com facilitação de Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá. A ação conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Bônus Tecnológico
O Bônus Tecnológico é uma modalidade de subvenção econômica - em que não há a necessidade de reembolso - que permite o pagamento de uso ou compartilhamento de infraestrutura de pesquisa; a contratação de serviços tecnológicos especializados ou a transferência de tecnologia.
O valor global da chamada é de dois milhões de reais e o teto de investimento por proposta é R$ 50 mil. As empresas proponentes devem aportar contrapartida, financeira ou não financeira, de no mínimo 20% do valor do projeto. Caso a empresa beneficiária se enquadre como microempresa ou empresa de pequeno porte, o percentual de contrapartida mínima cai para 5%.
O produto, processo ou serviço impactado pelo projeto deve estar conectado a pelo menos um dos eixos de transformação: Pessoas; Gestão Financeira; Manufatura Avançada; Cadeia de Suprimentos; Marketing e Vendas.
As propostas devem se enquadrar em uma das áreas chamada: Tecnologia de Informação e Comunicação; Nanotecnologia; Sensores e atuadores; Gestão de dados (Big Data); Novos materiais; Fotônica; Sistemas ciberfísicos; Internet das coisas (IoT); Automação; Energias renováveis; Simulação e modelagem; Interoperabilidade; Segurança cibernética; Inteligência artificial; ou Robótica avançada.
Serviço Bate-papo online sobre o edital de Bônus Tecnológico do StartUP Pará Data: 19/01 Hora: às 15h Local: ao vivo no YouTube da Fapespa ().
Evento presencial em Santarém Data: 21/01 Hora: às 19h Local: auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) - R. Siqueira Campos, 565. Central.