XXI Festival de Ópera do Theatro da Paz deste ano traz uma proposta desafiadora. (Foto: Jader Paes/Agência Pará)
A partir do dia 28 de janeiro começa o Festival de Ópera do Theatro da Paz, um dos principais festivais de Ópera do país. Abrindo a programação, de 28 a 30 de janeiro, o público poderá conferir a "Ópera dos Terreiros". O espetáculo musical, dirigido por Aldo Brizzi e produzido pelo Núcleo de Ópera da Bahia, é uma obra inédita que retrata a história de amor entre um negro banto e uma negra nagô, "um Romeu e Julieta" na história dos negros que vieram escravizados construir o Brasil".
Com o tema “O ar que respiramos: Vozes pela Amazônia”, o XXI Festival de Ópera do Theatro da Paz deste ano traz uma proposta desafiadora - a realização de um ecofestival, engajado na defesa do meio smbiente e da sustentabilidade.
"O ar que respiramos não é somente essencial à vida, como é a ferramenta primordial para o canto lírico. Vozes pela Amazônia faz referência a um movimento internacional em defesa da Amazônia, em que as vozes dos cantores líricos ao redor do mundo se unirão pela preservação da floresta, de seu ecossistema e dos povos tradicionais que defendem o equilíbrio ambiental e climático de nosso planeta”, destaca a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.
Ao longo dos três últimos anos, o Festival de Ópera do Theatro da Paz manteve grande reconhecimento no cenário nacional e ampliou seu alcance internacional, não apenas pela qualidade das produções, como pelo formato inovador e criativo desenvolvido como uma resposta desafiadora durante a pandemia de covid-19, que afetou profundamente todo o setor cultural.
Durante a pandemia, o Theatro da Paz foi o único teatro-monumento do país que não interrompeu suas atividades artísticas, sendo pioneiro em migrar para o formato virtual e demais plataformas tecnológicas.
Academia de Ópera do Theatro da Paz
A grande novidade do XXI Festival de Ópera do Theatro da Paz será a criação da Academia de Ópera do Theatro da Paz, que permitirá aos cantores líricos a prática dos conhecimentos adquiridos nos últimos três anos de formação, dentro de um ambiente pedagógico sistematizado.
O projeto Sons de Liberdade tem chamado atenção pela proposta inovadora de capacitação de mão-de-obra especializada para a produção de ópera, visando a reinserção dos egressos atendidos no mercado de trabalho da economia criativa. De acordo com o diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo, a Embaixada da Áustria acenou com o patrocínio de parte do orçamento deste projeto. As oficinas de capacitação deste projeto serão ministradas de fevereiro a novembro de 2022.
Vendas de ingressos e protocolos de prevenção à covid-19
Desde o final do ano passado o Theatro da Paz opera com a capacidade máxima de lotação, porém, com um rigoroso processo de controle sanitário. Para acesso aos espetáculos, além do uso obrigatório e permanente de máscara, são cobrados o documento de identificação e o comprovante de vacinação completo contra a covid-19.
A venda de ingressos para a Ópera dos Terreiros inicia neste sábado (22), na bilheteria do Theatro da Paz. Cerca de 40% serão comercializados por meio do site: www.ticketfacil.com.br. Dúvidas e informações sobre venda de ingressos: Fone: (91) 4009-8758/ 8759/8756 E-mail: [email protected]
Calendário de Óperas da temporada 2022
De 28 a 30 de janeiro - Ópera dos Terreiros, de Aldo Brizzi; De 26 a 28 e 30 de março - As Bodas de Fígaro, de W. A. Mozart; De 01 a 03 e 04 de dezembro - Armide, de Jean-Baptiste Lully.