21/10/2019 às 10h23min - Atualizada em 21/10/2019 às 10h23min

Festa da Gastronomia Francesa chega à 6ª edição em Belém

Realizada pela Aliança Francesa, a programação conta com a presença do chef francês Eric Maquigny

belem.com.br
Assessoria de Comunicação do evento
Evento mostra que a gastronomia francesa vai muito além dos famosos queijos (Foto: Otávio Henriques/Divulgação)

A Aliança Francesa de Belém realiza a partir desta segunda-feira (21) a sexta edição da Fête de la Gastronomie, com ateliês gastronômicos e culturais, jantar gourmet e uma super festa na sede da instituição, todas com participação do chef francês Eric Maquigny. O evento tem apoio da Direção de Assuntos Culturais (DAC-Guyane) - Ministério da Cultura da França e Ibis Styles, e parceria da Universidade da Amazônia (Unama), Le Bistrot, Grand Cru, Armazém 25, Délices de France, Amma Bolos e Associação de Estudantes Estrangeiros da UFPA.
 
Para começar, o chef vai ministrar um atelier gratuito na segunda, de 14h às 18h, no laboratório de demonstração gastronômica da Unama, para ensinar como fazer ovos com o procedimento de duas cocções, com diferentes métodos de preparo e cozimento perfeito. Em francês, chamado “oeuf en deux cuissons”, esta técnica é a base para fazer grandes clássicos como oeuf mollet, coque ou poché.
 
Na terça-feira (22), a partir de 19h, o público poderá aprender mais sobre a arte de harmonizar diferentes tipos de vinhos com os pratos mais adequados para um perfeito desfrute gastronômico. A atividade, que será conduzida  a partir do diálogo entre a sommelière Ana Luna Lopes (Belém/Brasil) e o chef Eric Maquigny, vai possibilitar conhecer quatro diferentes vinhos e entradas exclusivas criados pelo chef, especiais para a Fête de la Gastronomie 2019.
 
Atividade gratuita, na quarta-feira (23), às 18h30, na Aliança Francesa, o atelier cultural terá o tema “Gastronomie française: des goûts qui créent des liens”, com a professora Monique Freitas e Eric Maquigny, que vão apresentar um resumo da gastronomia francesa, inscrita como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco. “Muitos pensam que é só gourmet, mas a cozinha francesa vai bem além disso: ela possui uma riqueza de sabores e produtos regionais, e tradições caseiras e acessíveis a todos”, explica a professora.
 
Mãos à massa
 
Para sentir a experiência de ser aluno de gastronomia por um dia, o chef Maquigny vai conduzir o atelier gastronômico na quinta-feira (24), a partir de 19h, também na AF Belém, para realizar uma receita tipicamente francesa, adaptada: “Blanquette de torche à l'ancienne riz pilaf”. Na versão paraense, ele usará o filhote, peixe típico dos rios da Amazônia, com o molho chamado “blanquette”, feito com farinha de trigo e que tem esse nome por conta da cor branca, em francês “blanche”, com acompanhamento de arroz pilaf – uma técnica do Oriente Médio. Ao final, o participante poderá sair com o prato, que servirá duas pessoas.
 
Para uma noite gourmet, a Fête de la Gastronomie terá um super jantar na sexta-feira (26), a partir das 20h30, assinado pelo chef Eric Maquigny com seleção de vinhos para harmonização, no Grand Cru. O menu completo terá amuse-bouche, entrada, prato principal, sobremesa e vinhos. Será uma noite de confraternização e para degustar o melhor da cozinha paraense e francesa em uma oportunidade única e exclusiva.
 
No sábado (26), aproveite para conhecer a gastronomia e a cultura dasregiões francesas de, Île de France, Auvergne-Rhône-Alpes, Provence-Alpes-Cote d'Azur, Occitanie e Polinésia Francesa (território ultramarino da França no oceano Pacífico). Para este ano, a grande novidade é a inclusão de países francófonos da África (Tunísia, Marrocos e Madagascar), do Oriente Médio (Líbano) e um Tour du Monde com as turmas infantis e adolescentes. Além disso, você também pode conferir quitutes na Feira Gourmet, em nosso salão cultural, e participar de dinâmicas na mediateca. Neste dia, o chef Eric Maquigny fará bananas flambadas com sorvete para o público.
 
Serviço:
 
Festa da Gastronomia 2019
De 21 a 26/10
Ateliers gastronômicos e culturais, jantar gourmet, feirinha culinária e
circuito de regiões francófonas
Informações: [email protected] ou (91) 3224-3998 / WhatsApp (91)
98443-8252
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?