24/01/2022 às 14h42min - Atualizada em 24/01/2022 às 14h42min

Governo anuncia construção de nova ponte para o distrito de Outeiro

A ponte será construída com o sistema de cabos-estais

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
A nova ponte para Outeiro deve ser entregue em sete meses. (Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará)

                                                                                   
O Governo do Estado vai construir a nova ponte do distrito de Outeiro, que terá 360 metros com uma solução de engenharia que utilizará o sistema de cabos- estais, praticamente dobrando a largura do vão de navegação, que atualmente tem 60 metros, para 100 metros e impedirá que ocorram novos choques de embarcações, como o que aconteceu na última segunda-feira (17). 
O sistema de cabos-estais é semelhante ao utilizado na ponte União, que foi reconstruída na Alça Viária. 


O anúncio ocorreu no Terminal Hidroviário de Belém, durante uma coletiva nesse domingo (23), quando foi apresentado o projeto de construção e o imediato início das obras da ponte de Outeiro.

Durante a coletiva, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), o órgão responsável pela construção da ponte, apresentou das soluções estudadas e anunciou que o consenso foi pelo sistema de estais aprovado pelo Grupo de Trabalho (GT) criado para encaminhar as questões  da ponte. O GT foi formado pelo Governo do Estado, Prefeitura de Belém, Conselho de Regional de Engenharia  e Arquitetura do Pará (CREA) e órgãos de controle, como Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Ministério  Público de Contas (MPC), Tribunal de Contas do Estado (TCE), em que ficou decidido  pela solução de estaimento da ponte.

O titular da Setran, Adler Silveira, explicou mais sobre a estrutura da nova ponte. "A ponte ganhará um mastro central e cabos de aços que farão a sustentação da ponte, que também será  totalmente restaurada, desde os pilares remascentes, tabuleiro, guarda-corpos, pista de rolamento em asfalto e instalação de defensas de proteção", pontuou o secretário.

A nova ponte do Outeiro deve ter sua obra concluída  em sete meses. Marcelo Aranha, representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE)  no Grupo de Trabalho, destacou que  dentro daquilo que compete ao órgão fará fiscalização da obra, e o acompanhamento de processo humanizado. "Na medida em que a fiscalização avançar, encaminharemos as conclusões à Setran para as medidas cabíveis. Necessário frisar que todas as informações das obras devem ser disponibilizadas para análise do Tribunal para que colaboremos com os órgãos de controle" disse.


A apresentação do projeto envolveu a área técnica  da Setran, membros da Prefeitura de Belém, e contou ainda com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. 


A ponte do Outeiro foi construída há 35 anos. Segundo Jenilton Ugulino, representante do CREA Pará no GT, o grupo de trabalho foi criado dar celeridade ao trabalho. " Vamos, principalmente, garantir uma segurança técnica e jurídica desse processo de extremo imediatismo, para proteger a sociedade de modo geral. Visto que além de ser uma obra de custo significativo, também é de corpo técnico significativo", destacou.


A ponte do Outeiro foi interditada pelos órgãos de  segurança do Estado na última segunda-feira (17), após  perder seu pilar central com  abalroamento de uma embarcação nas primeiras horas do dia. 


O delegado Daniel Castro, da Polícia Civil, informou na coletiva que prosseguem as investigações para localizar os responsáveis pelo sinistro.


"O sinistro pode ser um  empurrador específico ou sucessivos choques de várias embarcações. Estamos fazendo perícias e em breve vamos divulgar a dinâmica: se foi uma embarcação que provocou a queda ou sucessivos choques de diversas embarcações", informou o delegado. 


Travessia

Para garantir o direito de ir e vir de cerca de 80 mil pessoas que vivem na ilha do Outeiro, o Governo do Estado disponibilizou barcos, balsas e ferryboats para fazer o traslado de veículos e passageiros entre o distrito de Icoaraci e Outeiro.


As lanchas rápidas são equipadas com ar-condicionado e transitam entre a rampa de acesso de Outeiro ao trapiche de Icoaraci, em um trajeto com duração de cinco minutos. Já os navios trafegam entre o porto da Brasília, em Outeiro, e o Terminal Hidroviário de Belém, em viagens de cerca de 1h. 


As travessias ocorrem durante todos os dias, inclusive final de semana, de forma gratuita.


Horários do navio:


Outeiro para Belém:

06:30 (embarcação com 550 lugares)

07:00 (embarcação com 300 lugares)


Belém para Outeiro: 


12:00 (embarcação com 550 lugares)

13h (embarcação com 300 lugares)

 

Outeiro para Belém:

13:30 (embarcação com 550 lugares)

14:30 (embarcação com 300 lugares)

 

Belém para Outeiro: 

17:30 (embarcação com 550 lugares)

19:30 ( embarcação com 300 lugares)

 

Estão disponíveis, também, para a travessia dois catamarãs, um com capacidade para 155 lugares e outro para 133.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?