-
26/01/2022 às 15h10min - Atualizada em 26/01/2022 às 15h10min

Ponto de testagem contra a covid-19 é aberto na Uepa

O novo ponto distribui cerca de 200 senhas diárias

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Pará
Os atendimentos ocorrem de 9h às 12h. (Foto: Ascom Uepa)
                                                                                                   
A Escola de Educação Física, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Prefeitura de Belém, organizou um ponto de testagem de Covid-19 no ginásio do Campus, entre 26 e 28 de janeiro.

Aberto para o público em geral da cidade, com a entrega de 200 senhas, o horário de atendimento é de 9h às 12h. Para fazer a testagem é necessário apresentar RG, CPF e carteira de vacinação. A ação contou com a participação do reitor da Uepa, Clay Chagas, da vice-reitora.

Para o reitor da instituição, a ação é mais uma parceria que a Universidade faz pensando em prol da comunidade paraense. “Hoje iniciamos o primeiro dia deste novo posto de testagem aqui na Escola de Educação Física e o nosso objetivo é oferecer nosso apoio às ações e campanhas de saúde para população, seja no âmbito municipal com a Sesma ou, como anteriormente, no âmbito estadual junto a Sespa”, afirmou.

A criação do posto de testagem na Escola de Educação Física faz parte da abertura de novos centros, em função do aumento crescente de infectados pela Covid-19. A testagem rápida por meio do teste antígeno é um exame para detecção do vírus SARS-CoV-2 que causa a Covid-19 desde os primeiros dias de infecção e a metodologia do teste incide na coleta de secreções nasais possibilitando a detectação com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade e não é necessária solicitação médica para a realização do exame. O resultado é entregue em torno de 20 a 30 minutos.

Segundo a representante da Sesma e docente na Uepa, Lidiane Vasconcelos, o processo de testagem é muito importante para a criação de novas estratégia.“A nossa organização é para acelerar o máximo possível o atendimento, assim como, também, fazer com que o máximo de pessoas possíveis, no período que tivermos com o posto de testagem aberto aqui no ginásio da Escola de Educação Física, possam fazer o teste, pois assim poderão ser preparada ações de combate a Covid-19”, comentou.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »