29/01/2022 às 10h03min - Atualizada em 29/01/2022 às 10h03min

Hemopa tem novo horário de funcionamento em Belém

Confira também os critérios para ser um doador e salvar vidas

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Mesmo pessoas que tiveram covid-19 podem doar, seguindo os critérios. (Foto: Agência Pará)
                           
Em função da redução do número de servidores, afastados por motivos de saúde, o funcionamento de coleta de sangue do Hemopa passa a ser de segunda a sábado, de 7h30 às 15h, nas unidades Batista Campos e Castanheira. Já no Pátio Belém, o funcionamento será das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira. Os novos horários passam a valer a partir desta sexta-feira (29).

Mesmo diante de tantas dificuldades impostas, a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro paraense, a assistente social, Juciara Farias, apela que as pessoas, potencialmente doadoras de sangue não deixem de comparecer a um dos pontos de coleta.

“Nossas unidades da capital e interior do estado estão sempre prontas para receber o voluntariado com toda segurança sanitária disponível, com oferta de álcool em gel, distanciamento entre as cadeiras. O uso de máscara é obrigatório”. 

Instituições públicas, privadas e grupos de amigos interessados em firmar parceria para doação de sangue com o projeto “Caravana Solidária”, que oferece transporte para pequenos grupos de voluntários, pode entrar em contato pelo fone: 32245048, de segunda a sábado de 8h às 15h.

Seja um doador 

A doação de sangue é simples e não causa nenhum prejuízo ao organismo. Para doar é necessário seguir critérios básicos:

- Estar muito bem de saúde.

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem levar um responsável legal para autorizar a doação voluntária);

- Pesar mais de 50kg;

- Apresentar um documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte. Carteiras de meia passagem e xerox de documento não são aceitas.

Para quem teve covid-19, é preciso esperar 10 dias após a cura para doar sangue. A contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem estava assintomático e testou positivo para a covid-19 deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros.

Quem teve contato com pessoas com o novo coronavírus deve esperar 7 dias após o último contato. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação.

É importante lembrar também que quem recebeu a vacina contra a covid-19 deve esperar 7 dias e quem se vacinou contra gripe, 48h.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?