31/01/2022 às 10h45min - Atualizada em 31/01/2022 às 10h45min

Belém tem novos pontos de testagem para covid-19 esta semana

Confira a lista com os locais que oferecem o serviço gratuito

Agência Belém
Com edição do Belem.com.br
Se testar positivo, o paciente precisa iniciar o isolamento imediatamente. (Foto: Reprodução/Ag. Pará)
             
Nesta semana, Belém tem novos centros de testagem rápida para covid-19. De segunda-feira, 31 janeiro, a sexta-feira, 4 de fevereiro, sempre no horário de 9h a 12h, o  atendimento ocorre no Centro Universitário Fibra (Avenida Gentil Bittencourt, 1.144, em Nazaré, com acesso pelo portão da Generalíssimo Deodoro) e na Unifamaz (Avenida Visconde de Souza Franco, 72, Reduto, com entrada pelo portão da Travessa Quintino Bocaiuva, bloco 3).

A partir da terça-feira, 1º de fevereiro, também até sexta, 4, passa a fazer os testes rápidos – junto com a Fibra e a Unifamaz – o centro de testagem montado na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Guamá (complexo do Vadião, próximo à Reitoria). A abertura dos novos pontos leva em consideração o crescente número de casos registrados da doença neste mês. Cada ponto faz até 200 testes rápidos por dia.

A testagem é destinada à detecção qualitativa de antígenos do novo coronavírus, causador da covid-19, em amostras de nasofaringe de pacientes com suspeita da doença. São priorizadas as testagens àqueles que apresentarem qualquer tipo de sintoma sugestivo de infecção.

Pessoas assintomáticas, que tiveram contato direto com casos confirmados de covid-19, devem permanecer em observação e reforçar as medidas de distanciamento social e o uso de máscara em todos os ambientes.

Após a confirmação de um caso de covid-19, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), deve ser iniciado imediatamente o isolamento social, que só deve ser suspenso após dez dias da data de início dos sintomas, desde que o paciente permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há, pelo menos, 24 horas e com remissão dos sintomas respiratórios.

A Sesma já oferece à população oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) para testagem contra a gripe e covid-19, todos os dias da semana, funcionando 24 horas.

Também há outras duas unidades na Sacramenta e na Marambaia, que não são 24 horas, mas estão exclusivas para as pessoas quem precisa ser testadas. Nesses, há também sala de vacinação para adultos.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento exclusivo para os casos de síndrome gripal e covid-19, com funcionamento 24h:

UBS do Jurunas: rua Fernando Guilhon, s/n, entre Passagem Jacob e Trav. Monte Alegre;

UBS do Bengui I: rua Benfica, esquina com São Pedro, s/n;

UBS do Tapanã: rua São Clemente, s/n;

UBS de Icoaraci: rua Manoel Barata, 840, entre Itaboraí e São Roque, próximo ao colégio Madre Celeste;

UBS do Carananduba (Mosqueiro): praça do Carananduba, S/N, entre Av. Beira Mar e rua Santo Antônio;

UBS da Baía do Sol (Mosqueiro): avenida Beira Mar, s/n, próximo ao mercado da Baía do Sol.

Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento exclusivo para os casos de síndrome gripal e covid-19, com funcionamento das 8h às 18h:

Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta: Av. Senador Lemos, esquina com a Dr. Freitas;

Unidade Municipal da Marambaia: Avenida Augusto Montenegro, s/n.

Unidades Básicas de Saúde (UBS), com funcionamento 24h, que seguem atendendo todas as linhas de cuidado, incluindo os casos de síndrome gripal e ou casos leves e moderados da covid-19:

1. Unidade Municipal de Saúde de Outeiro: rua Manoel Barata, 2373-2397, São João do Outeiro;

2. Unidade Municipal de Saúde de Cotijuba: rua Manoel Barata, s/n.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?