23/10/2019 às 11h47min - Atualizada em 23/10/2019 às 11h47min

Penúltima romaria do Círio acontece neste domingo (27)

Com mais de 100 anos, a Procissão da Festa deve reunir dez mil fiéis

belem.com.br
Assessoria de Imprensa da Diretoria da Festa de Nazaré
Realizada há mais de 110 anos, a Procissão da Festa acontece sempre no 2º domingo após o Círio (Foto: Aírton Nascimento)

Neste domingo (27), a partir das 8h, ocorrerá a Procissão da Festa, a terceira mais antiga romaria do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena. A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré e do Dieese é que dez mil fiéis participem desta caminhada, que tradicionalmente possui um trajeto diferente a cada ano.
 
Este ano, a romaria sairá da Comunidade São Braz, localizada na Passagem Tapajós, com entrada pela Avenida Gov. José Malcher, entre Castelo e 14 de abril, e percorrerá esta avenida, passando pela Avenida Generalíssimo Deodoro, Nazaré até a Praça Santuário, com previsão de duas horas de duração.
 
Realizada há mais de 110 anos, a Procissão da Festa acontece sempre no 2º domingo após o Círio. Antigamente, a procissão costumava sair de dentro da Basílica, pois não existia a Praça Santuário. A Imagem Peregrina é conduzida no carro Berlinda. A missa antes da procissão será celebrada por Dom Bernardino Marchiò, Bispo de Caruaru, em Pernambuco.
 
História – Não se sabe precisamente quando a primeira Procissão da Festa foi realizada, mas já há alguns registros de 1881. Era realizada à tarde, até que uma chuvarada em 1953 passou-a para a parte da manhã, o que aconteceu em 1954. Em 2000, no dia 22 de outubro, a procissão coincidiu com o Jubileu de Ordenação de Dom Vicente Zico, Arcebispo Metropolitano de Belém na época. Por esse motivo, a Procissão saiu da Praça Santuário para a Catedral, onde foi celebrada uma missa solene no tablado armado em frente à Igreja. A Imagem da Santa foi levada no mesmo carro utilizado no Traslado para Ananindeua, cedido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em 2001, a romaria passou por todas as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré, em um percurso total de 4,3 km.
 
Serviço:
Procissão da Festa
Data: Domingo, 27/10/19
Hora: 07h Missa/ 8h – saída
Local de saída: Comunidade São Braz, localizada na Passagem Tapajós (Vila
Farah), na Avenida José Malcher, entre Castelo e 14 de abril
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?