03/03/2022 às 09h39min - Atualizada em 03/03/2022 às 09h39min

​Limoeiro do Ajuru também faz a Festa do Mapará

O evento é considerado o maior espetáculo pesqueiro da Amazônia

Rosa Borges
O evento é organizado pela Prefeitura de Limoeiro do Ajuru, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                                                                                       
A Prefeitura de Limoeiro do Ajuru, na região do Baixo Tocantins, realizou, nesta semana, a abertura oficial da Pesca do Mapará, peixe típico da região e muito apreciado na culinária local. 
O evento é considerado o maior espetáculo pesqueiro da Amazônia e reconhecido em todo o território paraense.

Por quatro meses, a pesca do mapará não é permitida, pois se trata do período do defeso, necessário para a reprodução da espécie, que  compõe a base econômica do município. O peixe não pode faltar na mesa de um genuíno limoeirense.

Segundo o prefeito Alcides Barra, a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, organizou uma forte logística para receber o público que foi participar da tradicional programação.

O deputado federal Nilson Pinto e a sua esposa, Lena Pinto, prestigiaram o Festival. (Foto: Divulgação)

O deputado federal Nilson Pinto e a sua esposa, Lena Pinto, prestigiaram o Festival. (Foto: Divulgação)



O deputado federal Nilson Pinto e a esposa, Lena Pinto, prestigiaram a abertura oficial do evento, durante o qual pescadores tomam conta dos rios para a pesca do Mapará, situação considerada um espetáculo grandioso da natureza pela quantidade inacreditável de pescado. Nilson Pinto tem usado seus mandatos para ajudar o município de Limoeiro do Ajuru e região.

"O deputado Nilson tem sido um parceiro importante para o nosso município através de repasses de emendas e apoio para várias áreas. Tenho dito que ele e a Lena Pinto, sua esposa, sempre foram comprometidos com as causas da nossa população", ressaltou o prefeito.

A programação da Festa do Mapará começou cedo, com uma verdadeira caravana visitando as reservas, mas, foi na Ilha do Saracá que os pescadores locais puderam fazer a grande festa de toda a região com a tão esperada pesca do Mapará. "Venho participando já há alguns anos dessa linda festa que precisa ser reconhecida mundialmente", reforçou Lena Pinto.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?