23/10/2019 às 16h15min - Atualizada em 23/10/2019 às 16h15min

Espetáculo “Esse Ruy é minha rua” celebra a obra de Ruy Barata

Se estivesse vivo, o poeta, professor, advogado, político e compositor paraense Ruy Paranatinga Barata faria cem anos de vida em 2020

belem.com.br
Assessoria de Comunicação do evento
O espetáculo é resultado do trabalho do cantor Olivar Barreto que interpreta a obra do poeta Ruy Barata (Foto: Bruno Pellerin/Divulgação)

Ruy Barata, um dos maiores poetas e letristas do país, é a grande referência para o povo amazônico. Em suas letras, o poeta retrata o cotidiano do caboclo – com suas nuances típicas do interior – e, entre outros temas, os devaneios do urbanismo e os sentimentos coletivos do amor. Ele dizia: “estou escrevendo para o próximo século, quando todos os olhos do mundo estarão voltados para a Amazônia”. Ruy faleceu em 1990, mas deixou como legado livros, poesia e músicas eternizadas na cultura popular paraense.
 
O Teatro do Sesi prestará uma homenagem em forma de show literomusical, que será realizado nesta sexta-feira (25), com o nome Esse Ruy é minha rua e celebra a música e a poesia de Ruy Barata no momento de abertura dos festejos do centenário do poeta. A apresentação literária Esse Ruy é minha rua integra o projeto Sesi Cultura, que tem por objetivo o fortalecimento da arte paraense, dando reforço às obras que precisam ser sempre reveladas e lembradas.
 
O espetáculo Esse Ruy é minha rua é resultado do trabalho do cantor Olivar Barreto que interpreta a obra do poeta paraense Ruy Barata com a participação de músicos renomados do cenário artístico paraense, como Kim Freitas, que assina a direção musical, Thiago Belém, Herivelton Santos e Príamo Brandão. O repertório inclui as faixas do CD homônimo lançado por Olivar em 2011, assim como outras preciosidades do grande escritor amazônico. O espetáculo recebe uma “costura” literária feita pela atriz e bailarina Tainá Corôa e é baseada no livro “Antilogia”, lançada pela Secretaria de Estado de Cultura, em 2000, onde a poesia de Ruy Barata ressurge com força épica a contar e encantar sua história em entre face à cultura amazônica.
 
Esse Ruy é minha rua tem como público-alvo os estudantes de escolas públicas e discentes de música e simboliza, de maneira especial, um momento de rara beleza para celebrar o centenário do poeta paraense. Levá-lo para o palco é uma necessidade de todos aqueles que apreciam a boa música, a poesia, e, sobretudo, respeitam a Amazônia.
 
Serviço:
Espetáculo literomusical “Esse Ruy é Minha Rua”
Local: Teatro do Sesi (Av. Almirante Barroso, 2540, Marco)
Data: 25 de outubro de 2019 – 19h
Bilheteria: No Teatro do Sesi (Seg a sex de 9h às 18h | Sáb de 9h às 13h) e pelo site www.sesipa.org.br
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?