-
23/10/2019 às 16h08min - Atualizada em 24/10/2019 às 12h44min

Outubro Rosa: um olhar abrangente sobre o câncer de mama em evento aberto ao público

Especialistas se reúnem para tirar dúvidas e falar do cuidado integral no tratamento

DINO
https://chedidgrieco.com.br


O que vem depois de um diagnóstico de um câncer de mama? Esse é um dos grandes temores das pacientes e seus familiares. Além de ter acesso à informação de qualidade, é essencial um tratamento que envolva vários aspectos da vida, como alimentação adequada, cuidados personalizados e acompanhamento médico que avalie as principais necessidades da mulher, desde a questão de preservar a fertilidade até o acolhimento.

Com a proposta de um olhar abrangente sobre o câncer de mama será realizado no dia 24 de outubro o evento Câncer de mama - avanços no tratamento, fertilidade e estilo de vida, aberto ao público e gratuito, bastando fazer inscrição.

A ação, organizada pela ginecologista e especialista em reprodução humana, Silvana Chedid, terá como convidados Fernando Maluf, oncologista e Fundador do Instituto Vencer o Câncer e Eduardo Rauen, nutrólogo e diretor do Instituto Rauen, que irão abordar o tema de forma ampla, desde o diagnóstico precoce, passando pela importância da preservação da fertilidade, avanços no tratamento além de nutrição e estilo de vida. Haverá ainda um momento especial, com o depoimento da paciente Fernanda Chanin Bali de Aguiar, fundadora da ONG Mamas do amor.

Fernanda é paciente da Silvana, que foi responsável pelo seu diagnóstico em 2016, quando ela descobriu ter câncer nas duas mamas. Com a indicação de mastectomia bilateral, a paciente passou por uma cirurgia no mesmo ano com colocação de extensor, para depois colocar prótese de sillicone.

Por conta do desenvolvimento de uma bactéria, Fernanda precisou passar por nova cirurgia. Buscando uma alternativa para retomar a autoestima, teve a ideia de construir uma prótese externa. Fez então próteses de alpistes para serem colocadas dentro do sutiã - e assim surgiu a Mamas do Amor, hoje um projeto que compartilha a experiêncoa positiva e ajuda outras mulheres.

A ginecologista Silvana Chedid, especialista em reprodução humana, vai abordar um tema importante a ser lembrado no Outubro Rosa, especialmente com o aumento do tumor entre mulheres mais jovens: enquanto as pacientes têm grandes possibilidades de superar a doença, com as novas opções de tratamentos, também têm grande risco de perder a fertilidade após quimioterapia e radioterapia. Por isso, Silvana busca ampliar o debate e disseminar informações sobre as opões de preservar a fertilidade.

"Quando uma pessoa têm câncer, pensa somente em superar a doença, mas é preciso pensar na vida após o câncer, já que será a realidade para a maioria dos pacientes jovens".

Fatores de risco hormonais, genéticos e ambientais para o câncer de mama, os cuidados para um diagnóstico precoce, avanços nos tratamentos. Maluf aborda esses tópicos essenciais para que as mulheres possam não apenas se prevenir, mas garantir maior chance de sucesso no tratamento.

O oncologista vai esclarecer sobre os tratamento do tumor, de cirurgia, radioterapia, hormonoterapia e terapia alvo, além de tirar as dúvidas sobre as novidades em imunoterapia, como o importante avanço da aprovação do primeiro medicamento desse tipo no país, este ano, voltado ao tipo mais agressivo do tumor, o triplo negativo, para o qual havia poucas opções de tratamento.

A alimentação, que tem papel tão importante na prevenção de tumores, também é essencial durante o tratamento e ajuda a garantir bons resultados. Há pesquisa que indicam que a associação de alimentação com tratamento contra o câncer podem ajudar a melhorar a doença e reduzir a chance de mortalidade.

O nutrólogo Eduardo Rauen abordará esses aspectos destacando não apenas o que é importante comer ou deixar de comer, mas também a melhor forma de cuidar da alimentação, considerando espaçamento de horários, alimentos que não devem ficar de fora e que podem ajudar a diminuir sintomas como náuseas.

Serviço:
Câncer de mama - avanços no tratamento, fertilidade e etilo de vida
Data: dia 24 de outubro
Horário: das 18 às 20h30
Local: Lounge One do Shopping Iguatemi.
Inscrições gratuitas pelo whatsapp (11) 92006-0203
e-mail outubrorosa@chedidgrieco.com.br



Website: https://chedidgrieco.com.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual ‘brega marcante’ mais representa esse ritmo musical em Belém?

10.0%
2.8%
2.7%
2.4%
4.6%
14.2%
1.5%
3.1%
1.0%
57.8%