24/10/2019 às 16h00min - Atualizada em 24/10/2019 às 15h51min

Última procissão do Círio ocorre nesta segunda (28)

No domingo (27), espetáculo pirotécnico marca encerramento oficial da festividade

belem.com.br
Assessoria de Imprensa da Diretoria da Festa de Nazaré
A procissão do Recírio é a menor das romarias que compõem a festividade (Foto: Aírton Nascimento)

A última procissão da festividade nazarena de 2019 ocorrerá nesta segunda-feira (28), logo após a realização de uma missa campal na Praça Santuário, presidida por Dom José Luís Azcona Hermoso, Bispo Prelado Emérito do Marajó. Será o momento de encerrar, oficialmente, os 15 dias de toda a Festividade Nazarena. Antes da celebração da missa e da saída da romaria, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré subirá ao Glória, por volta de 5h30 da manhã.
 
A romaria do Recírio é a 12ª procissão da festividade. Durante o percurso, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré será conduzida por aproximadamente  700 metros, sendo este o menor trajeto das romarias oficiais. Os devotos seguem o andor com a Imagem da Virgem pela passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, seguindo pela travessa Generalíssimo Deodoro, Avenidas Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O percurso deve ser cumprido em até 45 min e, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré, deve reunir cerca 50 mil pessoas.
 
Segundo a SeMOB, o esquema de trânsito será o mesmo adotado para a realização da queima de fogos, sendo que a interdição de veículo terá início às 5h até o encerramento do evento.
 
Encerramento
 
Antes do Recírio, no domingo (27), à noite, depois da missa das 18h, acontece a cerimônia oficial de encerramento da festividade, na Casa de Plácido, com a presença de toda a Diretoria da Festa. Na ocasião, será anunciado o novo casal coordenador e o tema do Círio 2020. Após este momento, ocorre o desligamento das luzes da fachada da Basílica Santuário, para iniciar a projeção do vídeo mapping, às 21h50, que terá duração de cinco minutos, em que será projetado para o público o tema do Círio 2020 e imagens que marcaram a festividade este ano, do domingo, da Trasladação e de alguns ícones da festa, como corda, manto e Berlinda, seguido do show pirotécnico, previsto para iniciar 22h.
 
O espetáculo de fogos deve durar cerca de 10 minutos e vai colorir o céu de várias cores. Neste ano, o espetáculo será apresentado em uma plataforma de estrutura metálica localizada no campo de futebol do exército, localizado na TV. 14 de março. Serão disparadas 2.580 bombas. O material foi fornecido pela empresa Piroshow Fire System, de Belém.
 
Segundo a SeMOB, o perímetro localizado próximo à Basílica de Nazaré será interditado para a queima de fogos a partir das 16h. Os pontos interditados serão a avenida Governador José Malcher com a Generalíssimo Deodoro e com a Vila Leopoldina, Avenida Nazaré com a travessa Rui Barbosa, e avenida Gentil Bittencourt com as travessas Quintino Bocaiúva e 14 de Março.
 
As linhas de ônibus que operam ao longo da avenida Nazaré, rumo ao bairro de São Brás, terão os itinerários desviados a partir da Rui Barbosa, em direção à Gentil Bittencourt, a destino. Já as linhas que transitam pela Quintino Bocaiúva, em direção à avenida Visconde de Souza Franco, também deverão desviar para a Gentil Bittencourt, em seguida subir pela travessa 14 de Abril, retornar para a Governador José Malcher, até a avenida Visconde de Souza Franco, a destino.
 
A partir de 21h o Parque Ita ficará fechado para acesso do público, por questões de segurança e por recomendação do Corpo de Bombeiros, reabrindo somente no dia seguinte.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?