25/10/2019 às 13h29min - Atualizada em 25/10/2019 às 13h29min

Sociedade se organiza para fazer limpeza de rio em Terra Alta

Iniciativa é realizada desde o ano 2000 e ajuda a despoluir o importante rio da região

belem.com.br
Assessoria de Comunicação do evento
O rio tem mais de 200 nascentes e a bacia envolve o território de doze municípios (Foto: Divulgação)

Neste sábado (26), será realizado mais um mutirão de limpeza do rio Marapanim, em Terra Alta, na região nordeste do Estado. A programação, iniciada no ano 2000 por um grupo de lideranças comunitárias, tem como objetivo retirar o lixo deixado por banhistas, pescadores, ou pessoas que ainda continuam jogando sujeira no rio. A atividade envolve a Secretaria de Meio Ambiente do município e representantes de diversas entidades ligadas à defesa ambiental, bem como de gestão de recursos hídricos, como o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim (CBHRM), que, depois de 18 anos de luta, foi reconhecido pelo Estado.

A limpeza do rio em Terra Alta é uma atividade anual e mobiliza o comércio, as escolas e diversos órgãos da prefeitura. É um momento para refletir sobre o volume de lixo retirado em apenas em um trecho do rio, que tem mais de 200 nascentes e cuja bacia envolve o território de doze municípios. O presidente da CBHRM, Edivaldo Raiol, explica que esta é uma das atividades que deve ser incentivada em todos os municípios do território da Bacia, bem como a recuperação de nascentes.

O evento, que sempre era realizado em dezembro, foi antecipado por causa das chuvas que chegaram mais cedo este ano. Segundo um dos organizadores do evento, Gonzaga Rocha, as lideranças estão buscando ajuda para conseguir luvas, sacos de lixo e alimentos para servir um lanche aos envolvidos na atividade. Um grupo de carimbó deverá animar o evento que serve também para marcar simbolicamente a posse da primeira direção do Comitê da Bacia Hidrográfica.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?