29/10/2019 às 13h47min - Atualizada em 29/10/2019 às 13h47min

Sarau cultural homenageia o Mestre Vieira

Um dos criadores da Guitarrada faria 85 anos nesta terça-feira (29)

Jamylle Araújo (estagiária do belem.com.br, com revisão da jornalista Elck Oliveira - DRT1847)
Assessoria de Comunicação do evento
Mestre Vieira continua presente no cenário musical, com um legado que segue repercutindo na Música Brasileira (Foto: Divulgação)

Joaquim da Lima Vieira, mais conhecido como Mestre Vieira, completaria 85 anos nesta terça (29). Para homenagear o criador da Guitarrada, a casa onde o músico viveu, em Barcarena, no nordeste paraense, vai ser o cenário de um sarau cultural para homenageá-lo. 

A programação na casa do Mestre Vieira começa às 17 horas, com a exibição de 13 episódios da série “Os Dinâmicos”, animação inspirada nas músicas do grupo Vieira e Seu Conjunto, gravadas em LPS dos anos de 1970 a 1990, e de CDs que vieram depois. Logo após, haverá apresentação de bandas locais, com a participação dos músicos do Clube da Guitarrada.

Além disso, vão se apresentar os grupos “Os Dinâmicos – Raízes da Guitarrada”, formado com músicos que gravaram os LPs Vieira e Seu Conjunto, e “Filhos do Mestre”, que traz na formação três filhos do Mestre,  Waldecir Vieira (baterista), Wilson Vieira (tecladista) e Waldir Vieira, (percussionista).

O Mestre Curica, Aldo Sena e Mestre Solano marcam presença no Sarau. Também vai ser apresentado ao público o projeto “Memória Viva Mestre Vieira”, e será sorteado o DVD “50 anos de Guitarrada”, gravado em 2012, no Theatro da Paz.

Dia Municipal da Guitarrada

Mestre Vieira faleceu aos 83 anos, em fevereiro do ano passado, mas se faz presente com a sua obra, com um legado que segue repercutindo na Música Brasileira. À exemplo disso, recentemente, em pleno Rock In Rio, ele foi citado e reverenciado por Lucas Estrela, guitarrista da mais nova geração de músicos influenciados pela Guitarrada.  

Não à toa, o fã clube do músico em Barcarena, representado pela professora Betinha, reivindicou junto à Câmara Municipal que na data 29 de outubro seja instituído o Dia Municipal da Guitarrada, ritmo já decretado Patrimônio Cultural e Artístico de Natureza Imaterial do Estado do Pará (Lei de n° 7.499, de 10 de março de 2011). O requerimento foi feito pelo vereador Laurival Filho e aprovado pelos demais vereadores, e, nesta segunda-feira (28), foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Pará, o decreto n° 0762/2019, de 25 de outubro, oficializando o Dia Municipal da Guitarrada.

Serviço:
Sarau Cultural em homenagem a dia de nascimento de Mestre Vieira, que faria 85 anos nesta terça-feira (29), ocorre a partir das 17h, na Travessa Santo Antônio, 1282, em Barcarena. De Belém, é possível chegar de barco à cidade da guitarrada, pelo Porto Foca no Ver o Peso ou Arapari na Siqueira Mendes, ou pela estrada de carro (Alça Viária) ou pegando ônibus na rodoviária. Mais informações: (91) 98134-7719.
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?