30/10/2019 às 16h10min - Atualizada em 30/10/2019 às 16h10min

“Cortejo Visagento” celebra o Halloween no Guamá

Evento terá saída de frente do cemitério de Santa Izabel e percorrerá as ruas do bairro

Rosiane Rodrigues (Estagiária do Portal Belém, com revisão da jornalista Elck Oliveira - DRT 1847)
Rosiane Rodrigues
Um concurso de fantasias também será realizado durante o cortejo (Foto: Nossa Biblioteca)

O Halloween – ou o Dia das Bruxas – é comemorado nesta quinta-feira, 31 de outubro. A data, que nasceu nos Estados Unidos e, hoje, é adotada em diversos países do mundo, inspira festas e eventos voltados para a temática. Em Belém, essa realidade não é diferente. O bairro do Guamá, um dos mais populosos da cidade, por exemplo, realiza o “II Cortejo Visagento”, que, neste ano, vai homenagear o jornalista e escritor paraense, Walcyr Monteiro, falecido no último mês de maio, em Belém. Ele tornou-se conhecido por escrever obras como "Visagens e Assombrações", que conta histórias de lendas paraenses.
 
A concentração do Cortejo será em frente do cemitério Santa Izabel, no mesmo bairro, a partir das 18h. De lá os participantes seguirão até o Espaço Cultural Nossa Biblioteca, que está organizando o evento em parceria com o projeto ParáLer.
 
O primeiro momento da noite será de contação de história de visagens, ainda na frente do cemitério, com Janete Borges. Em seguida, terá início o cortejo pelas ruas do Guamá, com algumas paradas programadas – para contação de lendas, peças teatrais, saraus, entre outros, tudo voltado para o universo das assombrações.
 
Uma dessas paradas será na casa de Dona Júlia, que é uma das moradoras mais antigas do Guamá e que contará as histórias assombrosas do seu tempo de garota. Para Marta Lima, que há 28 anos é voluntária da Nossa Biblioteca, esse momento é um dos mais aguardados do Cortejo. “Será um momento de homenagem para Walcyr Monteiro e também de resgate da cultura do bairro do Guamá”, acredita a voluntária.
 
Quem participar do evento também poderá se candidatar à melhor fantasia da noite, concurso que dará um prêmio no valor de R$ 200. Mineia Neita, voluntária da Nossa Biblioteca há 23 anos, que também participará da programação, diz que a expectativa é grande para o dia do evento. “Esse ano queremos atingir mais ruas do bairro (Guamá) com mais paradas, onde as pessoas possam contar lendas urbanas ou contos de terror”, revela.
 
Quem tiver interesse em saber mais detalhes da programação, basta entrar em contato pelo número (91) 3249-5270 ou pelas redes sociais @ecnbiblioteca.
 
Serviço:
Cortejo Visagento
Local: Cemitério Santa Izabel
Data: 31 de Outubro
Hora: 18h30
Endereço: Tv. Francisco Caldeira Castelo Branco, 896, São Brás.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?