05/07/2022 às 11h00min - Atualizada em 05/07/2022 às 11h00min

Colônias de férias ocorrem na Região Metropolitana de Belém

As atividades são realizadas em Marituba e Ananindeua

Redação Belem.com.br
Com informações da Comus Marituba e Ascom Ananindeua
As ações englobam pessoas idosas e crianças. (Foto: Divulgação / Ascom Ananindeua)

                                                                                                                
Alegria, muita animação e inclusão social marcaram a abertura da Colônia de Férias, nessa segunda-feira (4), em Ananindeua. Foi uma iniciativa da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), por meio dos dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, que tem objetivo de promover um momento de descontração para as crianças, adolescentes, adultos e idosos que são acompanhados pelos CRAS. 

A coordenadora do CRAS Daniel Reis, Carmelita Abreu, ressaltou sobre as atividades escolhidas durante a Colônia de Férias. “Tivemos todo um cuidado e planejamento na escolha das atividades que iremos realizar durante esta semana, hoje iniciamos com os idosos, que é o nosso maior público. Então pensamos em aulas de dança, capoterapia, brincadeiras antigas, que pudessem resgatar suas lembranças, fazê-los se sentir mais alegres e relaxar a mente, além de movimentar o corpo, pois sabemos que ao avançar da idade as articulações vão ficando mais rígidas”.

Atividades como essa também ocorreram em outros 5 CRAS do município e ao longo da semana todos os centros irão contar com programações socioeducativas, passeios, oficinas, brincadeiras e palestras sobre os  direitos das crianças e adolescentes, os quais estão estabelecidos no ECA (Estatuto da Criança e Adolescentes), que neste mês de julho faz 32 anos.

 

Marituba

Começou a Escola Bíblica de Férias (EBF) e a Colônia de Férias de Marituba. O evento contou com abertura da prefeita Patrícia Mendes e show de Leandro Borges que cantou, entre outras canções, seu sucesso “Que Tal”. O evento reuniu centenas de crianças no Ginásio Poliesportivo Municipal e contou com distribuição de guloseimas, apresentação da tia Fiapo e muitas brincadeiras.

A Colônia de férias é uma programação voltada para crianças, adolescentes e jovens que já se desvincularam do colégio nos períodos de férias. São organizadas por equipes de desporto que buscam incentivar a livre iniciativa, brincadeiras lúdicas, leitura e o contato com a natureza.


A Colônia de Férias de Marituba começou nessa semana. (Foto: Ary Brito / Comus Marituba)

A Colônia de Férias de Marituba começou nessa semana. (Foto: Ary Brito / Comus Marituba)



A Escola Bíblica de Férias (EBF) surgiu para atender as crianças necessitadas que no período de férias escolares ficam abandonadas pelos pais a mercê do aprendizado nocivo e pecaminoso
das ruas.

A prefeita Patrícia Mendes destacou que a escola Bíblica de Férias é uma união de esforços dos mais diversos voluntários independente de religião, idade, ou classe social. “Esse evento pretende ser uma alternativa às crianças e pré-adolescentes que, nas férias, possuem bastante tempo livre que, sem o devido cuidado, pode ser preenchido com o envolvimento dessas crianças em situações de risco”, afirmou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?