12/07/2022 às 17h00min - Atualizada em 12/07/2022 às 17h00min

Guarda Municipal intensifica fiscalização contra o uso de linhas cortantes em Belém

A operação seguirá intensa até o final das ações do verão

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Belém
Os agentes da GMB orientam crianças e jovens sobre o perigo do material cortante. (Foto: Ascom / GMB)

 

                                                                                                          
A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), intensificou a fiscalização nos bairros e logradouros públicos de Belém, além das praias nos distritos municipais para evitar o uso de cerol e linha chilena nas pipas.

Durante as ações de segurança preventiva do Verão da Gente, os agentes da GMB orientam crianças e jovens sobre o perigo do material cortante, que pode causar acidente e até mortes. 

"O mês de julho, com as férias escolares, aumenta o número de crianças, jovens e adultos que brincam de pipas. O problema não é soltar pipa, que é uma brincadeira saudável e divertida, mas sim utilizar as linhas proibidas, altamente  cortantes, que se tornam uma arma levando muitas vezes a cortes profundos e à morte", explica o inspetor-geral da GMB,  Joel Monteiro Ribeiro.

Orientação

Segundo o inspetor, a GMB fiscaliza, orienta e recolhe o material desde 2019, quando foi sancionada a Lei municipal n° 9.455 que proíbe a comercialização e utilização das linhas cortantes. Ele ressalta, que o Estado sancionou, neste ano, a lei n°9.597, mais rígida e que abrange todo o Pará.

"Os guardas municipais coíbem o uso de linha chilena e do cerol durante o patrulhamento ou por denúncias. A fiscalização é preventiva e realizada com orientação e apreensão do material", esclarece o comandante da GMB.

A operação seguirá intensa até o final das ações do verão e a população pode colaborar denunciando a comercialização e o uso ilegal das linhas cortantes através do número 153.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?