28/07/2022 às 14h00min - Atualizada em 28/07/2022 às 14h00min

Ações do Projeto Pipas atendem dezenas de famílias na Região Metropolitana de Belém

As atividades destacam os perigos de empinar pipas próximo à rede elétrica.

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom
As ações do “Pipas” ocorreram de 14 à 22 de julho em Benevides, Santa Izabel, Marituba, Ananindeua, além de Belém. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                 
Pipa, rabiola, papagaio. Seja qual for o nome, a brincadeira é um hábito cultural que diverte crianças e adultos. Neste mês de julho, o projeto “Pipas” desembarcou em praças de cinco municípios da Região Metropolitana de Belém levando ações de conscientização à dezenas de famílias sobre os riscos desse passatempo próximo das redes elétricas.

Nos cinco primeiros meses deste ano, os números de interrupções motivadas por pipas somam 2.284 casos, de acordo com levantamento feito pela Equatorial Energia. Somente em Belém foram registrados 311 casos de falta de energia elétrica. Para Alex Fernandes, executivo de segurança da distribuidora, é importante discutir e levar informação de qualidade para o público que se diverte com a atividade.

“Projetos como o ‘Pipas’ nos ajudam a multiplicar a conscientização de crianças e adultos sobre os cuidados que devemos ter com essa brincadeira tão popular no Pará. Além da questão do perigo à saúde, temos a interrupção do fornecimento por conta das pipas que ficam entrelaçadas na rede e, por ventura, acabam ocasionado curto-circuito, trazendo prejuízos não só para a concessionaria, mas, também, à população geral.”, destaca Alex. 

O projeto tem patrocínio da Equatorial Energia, via Lei Semear, do Governo do Estado do Pará, contemplando moradores dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel. Ações que garantiram muito conhecimento e conscientização, pontua a coordenadora do projeto Liane Gaby.

“Nós destacamos nessa iniciativa que é possível brincar de pipa de maneira segura. Essa brincadeira faz parte da identidade cultural da nossa gente. E por se tratar de uma tradição, além de prevenir possíveis acidentes queremos que a população atendida pelo ‘Pipas’ seja multiplicadora dessas informações que serão repassadas durante as ações.”.

As atividades contaram com palestras, além de gincanas que testaram o conhecimento do público por meio de um quiz, e de um jogo da memória com informações ilustrativas sobre as formas seguras de brincar de empinar pipa.

Outro item que contempla o projeto é o gibi educativo, que foi entregue aos participantes. A história em quadrinhos “A Turma do Geral”’ apresenta de maneira lúdica, e com uma linguagem bem regional, exemplos práticos sobre como o uso de pipas próximo a rede elétrica pode causar problemas à população. Uma turminha do bem, que promete prender a atenção dos leitores do início ao fim.

As ações do “Pipas” ocorreram de 14 à 22 de julho em Benevides, Santa Izabel, Marituba, Ananindeua, além de Belém nos bairros da Terra Firme e Val-de-Cans, e no distrito de Icoaraci.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?