09/08/2022 às 17h00min - Atualizada em 09/08/2022 às 17h00min

Curso de formação de aquaviários para jovens da capital e das ilhas ocorre, em Belém

O curso teve a duração de cinco dias com a carga horária de 40 horas

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Grupo de 30 jovens, entre 19 a 35 anos, participaram da ação. (Foto: Divulgação / Ag. Belém)

 

                                                                                                                                                    
“A embarcação é o nosso meio de transporte e também a fonte de renda para as nossas famílias. Por isso, ter uma habilitação é fundamental para que possamos trafegar seguros nos rios da nossa Amazônia”, disse o presidente da Cooperativa de Transporte do Combu, Mizael Rocha Rodrigues, que coordenou o grupo de 30 jovens, entre 19 a 35 anos, que receberam o título de marinheiros fluviais auxiliares.


O curso de formação de aquaviários foi ministrado e certificado pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, em parceira da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), e Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

Segundo o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro, “a iniciativa da Prefeitura visa promover a qualificação e regularização profissional dos jovens que dependem economicamente dos nossos rios, além de beneficiar diretamente o turismo na capital, no Combu e nas demais ilhas de Belém, cada vez mais visitadas pelos turistas e pela própria população da nossa cidade”, destacou o titular da Secon.

Aulas

O curso de formação de aquaviários teve a duração de cinco dias com a carga horária de 40 horas e ocorreu no auditório do Promaben. Entre as principais abordagens no curso estavam o conhecimento básico de primeiros socorros, combate a incêndios, uso dos equipamentos de segurança, como coletes salva-vidas, conhecimento básico de motores, além do uso responsável das embarcações.

“Por meio dessa parceria conseguimos entregar novos marinheiros, sempre com a preocupação de uma navegação cada vez mais segura, atentando para a vida humana e também para o meio ambiente, já que 90% das nossas riquezas passam pelos nossos rios”, explicou o sargento Ribeiro, que é da Marinha do Brasil, em atuação na Capitania dos Portos da Amazônia Oriental.

Participações

Tânia Rocha Pastana Cardoso é uma das dez mulheres que tiraram a carteira de marinheira no curso de formação. “Já atuo com parte da minha família que “mora do outro lado” no transporte de pessoas que desejam passear ou ir até um restaurante no Combu. Essa carteira é fundamental para que eu mesma possa transportar os visitantes e assim aumentar a renda da minha família”, disse a mais nova marinheira.

A dona Socorro Pacheco levou mais de três horas de ônibus do município de Irituia, nordeste paraense, para assistir a formatura do filho, Thalisson Valente, de 23 anos. “Quero agradecer imensamente à Prefeitura de Belém e à Capitania dos Portos por esse momento de muito orgulho, na certeza de um bom futuro para meu filho”, desabafou Socorro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?