Em comemoração ao Dia da Árvore, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (Semad), estará com programação especial, uma atividade lúdico-pedagógica e recreativa para conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores e seu papel fundamental para a vida no planeta.
Neste dia, serão plantadas no Bosque Marajoara, localizado no conjunto Júlia Seffer, 100 mudas e distribuídas 30 da espécie Ipê. Esse número representa a quantidade de árvores preservadas pela gestão com a implantação do sistema Ananin Digital. Na ocasião, teremos a presença de alunos da Escola Municipal Belo Saber Anani e da Escola Estadual Nair Zahluth.
Ananin Digital
O sistema Ananin Digital é uma ferramenta inovadora que possibilita a tramitação eletrônica de documentos oficiais, além da oferta de serviços públicos ao cidadão. Por meio desse sistema eletrônico, a gestão contribui para o meio ambiente, dá celeridade ao trabalho e reduz custos para o erário. Desde sua implantação, em janeiro deste ano, a Prefeitura de Ananindeua já economizou 1.376.812 impressões, o que vale, em média, a 130 árvores preservadas. Em valores, a gestão economizou, só com impressão, o equivalente a cerca de 206 mil reais. Valor este que está sendo investido em melhorias dos serviços públicos.
Bosque Marajoara
O local escolhido foi o Bosque Marajoara, localizado no Conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua. A presença dos Ipês vai contribuir com o paisagismo do local.
O espaço está sendo revitalizado e contará com pista de caminhada e corrida, área de passeio, calçadão, área de serviço com quiosque para venda de produtos, bancos e luminárias decorativas e ainda terá rampas acessíveis para pessoas com deficiência (PCD).
Ipê
O Ipê é uma espécie de vegetal que representa força e resistência, além de ser uma planta que chama muita atenção, principalmente pela sua floração linda e chamativa. É muito popular e carrega um charme natural e aconchegante. O termo Ipê é originário do tupi-guarani e significa “árvore de casca grossa”. É uma árvore excelente para o uso paisagístico, sobretudo nas cidades e seus parques.