28/09/2022 às 12h00min - Atualizada em 28/09/2022 às 12h00min

Prefeitura conclui reparos na calçada da praça da República

A obra teve o custo de R$ 369 mil

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
A reforma foi feita por um especialista na colocação de pedras portuguesas. (Foto: Divulgação / Ascom Seurb)

 

                                                                                                                                                 
Mais uma obra de reparos de calçada foi concluída pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Esta semana, os reparos do calçamento de pedras portuguesas do entorno da Praça da República foram finalizados. A calçada que foi recuperada apresentava irregularidades, dificultando a locomoção de quem frequenta o local. 


A obra teve o custo de R$ 369.412,66, investido na manutenção da calçada construída com pedra portuguesa. O trabalho durou cerca de 30 dias e consistiu na retirada das pedras onde o piso estava danificado e recolocação de novas pedras ou reaproveitamento.

‘’Fizemos a manutenção dos trechos que estavam danificados, com buraco, e onde não havia mais pedras. Inclusive de uma árvore que caiu e danificou o piso que também foi totalmente reconstruído. Em alguns locais, foi feito também o rejunte das pedras’’, explicou arquiteta da Seurb e fiscal da obra, Márcia Miranda. 

A reforma foi feita por um especialista na colocação de pedras portuguesas, conhecido como 'calceteiro’ - antiga atividade, tradicional de Portugal, de quem atua, especificamente, na fixação e recuperação de pedras portuguesas. O trabalho é minucioso pois o mosaico do material deve ser mantido e respeitado, tomando cuidado na substituição de pedras da mesma tonalidade. 

Operação Círio 2022

O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, destaca que a manutenção no calçamento do entorno da praça da República faz parte da operação Círio 2022.

"Além da praça da República, que irá receber uma grande quantidade de romeiros e turistas nas duas maiores romarias, estamos também com equipes fazendo o levantamento dos pontos críticos ao longo do trajeto da trasladação e da procissão do Círio 2022, para iniciar imediatamente a manutenção", destaca Deivison.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?