14/10/2022 às 17h00min - Atualizada em 14/10/2022 às 17h00min

Sesma não repassa verba do SUS a laboratórios de Belém; confira

Denúncia aponta que o pagamento da verba do SUS não ocorre há três meses

Redação Belem.com.br
Sesma não repassa verba do SUS a laboratórios de Belém. (Foto: Reprodução / Redes sociais)

                                                                                                                                                                                             
O portal Belem.com.br recebeu uma denúncia sobre o bloqueio do repasse financeiro do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) para laboratórios de análises clínicas de Belém. Segundo a denúncia, o repasse, que na capital é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), não está sendo realizado há três meses. O dinheiro é repassado pelo Ministério da Saúde, mas o pagamento não está sendo efetuado pela Sesma.

Ainda de acordo com a denúncia, o pagamento da verba do SUS não está ocorrendo de forma regular deste o início deste ano. O repasse ocorre sempre com um mês de atraso. Desde o último mês de setembro, não ocorre o pagamento.

Sócio de um dos laboratórios afetados pelo bloqueio financeiro, Luiz Neves, diz que os responsáveis pelos laboratórios estão buscando contato com a Sesma, mas sem sucesso. "Além da falta de pagamento, não temos um canal eficaz de comunicação. Quando ligamos para o departamento responsável somos informados de que não há previsão de pagamento. Outro dia juntamos quatro domos de laboratório para irmos lá presencialmente e nada feito, não passamos da recepção e não fomos recebidos por ninguém, arrumamos apenas um contato telefônico que a mesma informação de que não havia previsão de pagamento", disse.

Ainda segundo Luiz Neves, "alguns colegas já deixaram de atender ao SUS e outros estão com os laboratórios fechados por falta de material e insumos para realizar ao exames uma vez que não conseguiram pagar seus fornecedores", completou.

A equipe do portal Belem.com.br soliciou posicionamento da Sesma, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?