Depois da missa de encerramento do Círio 2022, um espetáculo visual vai colorir a fachada da Basílica Santuário de Nazaré. Trata-se do projeto “Cores, Sons e Sensações”, que todos os anos usa equipamentos de ponta e neste ano vai homenagear professoras e professores para marcar um Círio que tem o tema “Maria, Mãe e Mestra”. A apresentação é aberta ao público, começa a partir das 21h30 e terá participação da cantora Gigi Furtado.
A realização é do VJ Lobo e da Amplicriativa, com patrocínio da Equatorial Energia através da Lei Semear, Fundação Cultural e Governo do Estado do Pará, além do apoio institucional da Basílica de Nazaré e da Diretoria da Festa de Nazaré. O público pode acompanhar presencialmente ou de casa, pela transmissão ao vivo da TV Nazaré.
O que é vídeo mapping?
É uma técnica de projeção que consiste em programar conteúdos audiovisuais para serem projetados em objetos e superfícies como fachadas de prédios e monumentos. A técnica permite que o artista promova a interação entre conteúdo audiovisual e, por exemplo, a arquitetura local. Para isso, a perspectiva e a luz sobre o objeto devem ser devidamente estudadas antes da projeção. Durante a projeção de domingo (23), será anunciado o tema do Círio 2023.
Infraestrutura de projetores especiais
No espetáculo do dia 23 de outubro, o projeto terá sua exibição de mais alto nível. A experiência visual no encerramento do Círio 2022 contará com 8 projetores de 20 mil lumens laser, trazidos de São Paulo especialmente para a ocasião, além de iluminação cênica. A infraestrutura também traz uma dinâmica especial: serão 4 torres de projeção em frente à igreja e um projeto de luz sincronizado com o videomapping na Casa dos Padres.
Para a analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, Michelle Miranda, a empresa tem orgulho de patrocinar um dos momentos mais bonitos e tocantes de toda a festividade, que é a projeção final do projeto Cores, Sons e Sensações, na Basílica Santuário.
“A Equatorial Pará é a maior incentivadora da cultura no estado. Por isso, não poderia ficar de fora desse momento tão significativo como o encerramento do Círio de Nazaré. O videomapping é uma forma de arte que emociona e impacta a todos que assistem. Temos certeza que será um momento que ficará marcado na memória dos paraenses”, destaca Michelle.
O projeto Cores, Sons e Sensações
O “Cores, Sons e Sensações” é dedicado a contar histórias humanizadas através de experiências imersivas emocionantes. A combinação de religiosidade, desenhos envolventes, música e equipamentos modernos se une à sensibilidade artística para oferecer uma nova era de experiências que brinca com os sentidos e emociona com memórias recriadas em animações de alto nível.
O calendário foi intenso neste mês. De 7 a 16 de outubro, o projeto levou a exposição gratuita “Círio de Sensações” a uma sala imersiva no Shopping Bosque, recebendo centenas de pessoas diariamente. De 19 a 21 de outubro, ofereceu um Laboratório de Videomapping (também gratuito) para quem quer aprender a trabalhar com as projeções.
E agora, no próximo dia 23, o encerramento oficial do Círio terá o projeto em sua programação pelo terceiro ano consecutivo, em mais um ato aberto ao público.
“Contamos a história de pessoas que fazem Belém ser a maravilha que é, com suas narrativas em movimento. O diferencial é a criação de um universo de sensações diferentes usando recursos de imagem e som que podem ser apreciados por todos os espectadores neste ano, que marcou o retorno de todas as procissões e eventos do Círio de Nazaré após 2 anos de ausência”, explica VJ Lobo.