23/11/2022 às 08h00min - Atualizada em 23/11/2022 às 08h00min

Nova sede da escola de samba da Matinha é inaugurada, em Belém

O local fica localizado na travessa Castelo Branco, no bairro de Fátima

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
O local fica localizado na travessa Castelo Branco, no bairro de Fátima. (Foto: Marcos Barbosa / Ag. Belém)

                                                                                                                                                                            
A Escola de Samba da Matinha, na travessa Franscico Caldeira Castelo Branco, bairro de Fátima, inaugurou nesta terça-feira (22), a nova sede, que vai também fomentar atividades sociais para a comunidade no entorno.

Para a nova sede a Prefeitura de Belém doou o terreno e concendeu o título definitivo de regularização fundiária por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração de Áreas Metropoliatanas (Codem).

Com o novo espaço, a escola proporcionará, além das atividades de ensaios, a retomada das atividades sociais aos moradores do bairro de Fátima. Estas atividades vão agregar obras da Prefeitura de Belém, como a Escola Municipal Amância Pantoja.

Em maio deste ano, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, concedeu o título de propriedade da área onde funciona a Creche Irmã Dulce, em frente à sede da escola de samba. O documento vai proporcionar a reforma da unidade pelo governo do Pará. 


Muito samba marcou a inauguração do novo prédio. (Foto: Marcos Barbosa / Ag. Belém)

Muito samba marcou a inauguração do novo prédio. (Foto: Marcos Barbosa / Ag. Belém)



Projetos sociais


"Se tem um espaço novo, espaço adequado para atender às pessoas, realizam-se projetos não só no sentido de diversão e organização da escola de samba, mas, principalmente, projetos sociais que a escola desenvolve", disse o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura. "A partir do momento que você tem projeto social, você encontra um espaço adequado e a comunidade se sente muito feliz e melhor. E a Prefeitura de Belém contribuiu quando fez a regularização fundiária através da Codem: foi entregue o título de propriedade e essa entrega permitiu que a escola reconstruísse o barracão", festejou Edilson Moura, que participou da cerimônia de descerramento da placa do espaço.

Para o presidente da escola de samba, Rodolfo Trindade, o novo espaço é sinônimo de felicidade para a comunidade:

"Hoje nós estamos inaugurando e mostrando para a comunidade do samba e do bairro de Fátima um espaço digno. Isso jamais seria possível se não fosse o prefeito Edmilson Rodrigues ceder e colocar a escola da Matinha com título definitivo. Não é somente um espaço de samba, é um espaço de lazer, cultura e de cidadania", disse a emocionado Rodolfo.

A porta-bandeira Joicy Cristina Brito também estava emocionada e agradeceu o apoio da comunidade pelo sonho realizado: "A Escola já não tinha estrutura, não tinha como ensaiar e receber a comunidade. É hoje um motivo de alegria e de orgulho", falou Joicy.

A escola de Samba da Matinha foi fundada em 21 de outubro de 1979, há 43 anos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?