20/11/2019 às 15h34min - Atualizada em 20/11/2019 às 15h34min

Pianista russa Olga Kiun se apresenta em Belém

Concerto ocorre esta noite, no Arte Doce Hall, com entrada franca

belem.com.br
Internet
Olga Kiun tem formado gerações de pianistas atuantes no panorama musical brasileiro e internacional (Foto: Reprodução/ Facebook)

A consagrada pianista russa Olga Kiun se apresenta nesta quarta-feira (20), em Belém, com entrada gratuita. Promovido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), o evento acontece a partir das 20 horas, na Sala Augusto Meira Filho - Arte Doce Hall. No repertório da noite, está prevista a interpretação das obras dos compositores F. Chopin, Claudio Santoro e P. Tchaikovsky.
 
Descendente de uma tradicional família de músicos, a pianista Olga Kiun iniciou seus estudos de piano aos seis anos de idade, com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisineu (Moldávia). No Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, foi aluna do consagrado pianista e professor Lev Oborin, graduando-se com distinção. Foi laureada no Concurso Internacional George Enescu, na Romênia. Em Leningrado (hoje São Petersburgo), sob a orientação de Pavel Serebriakov, concluiu o doutorado e passou a integrar o Mosconcert, sociedade artística estatal, junto da qual realizou diversos recitais, concertos com orquestra e gravações para o rádio e a televisão por toda a ex-União Soviética.
 
A partir de 1993, passa a lecionar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), em Curitiba, e, desde então, vem fazendo da cidade um reconhecido e procurado polo pianístico da América do Sul, tendo elevado o ensino de piano a patamares sem precedentes. Olga Kiun tem formado gerações de pianistas atuantes no panorama musical brasileiro e internacional, que colecionam primeiros lugares em mais de 50 concursos nacionais e internacionais.
 
​Além de atuar como recitalista e solista junto aos mais conceituados grupos sinfônicos, suas atividades pedagógicas incluem, ainda, participações como professora convidada em festivais de música por todo o país.
 
​Em 2010 gravou seu primeiro e, em 2017, segundo  CDs, com obras de compositores russos e brasileiros. Atuou e atua como jurada em inúmeros concursos de piano do Brasil, tendo sido diretora artística e uma das idealizadoras dois 1º Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina e tendo também realizado as duas primeiras edições do Festival Olga Kiun em Curitiba, reunindo vários de seus alunos, ex-alunos e pianistas internacionais convidados.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?