A senadora Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugas nas eleições à Presdiência da República e apoiou o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no 2º turno, vai aceitar o comando do Ministério do Planejamento do futuro governo petista. De acordo com a jornalista Míriam Leitão, a decisão foi anunciada pela própria senadora, durante conversas com a liderança do seu partido.
Fontes do MDB afirmam que ela nunca exigiu o Planejamento "turbinado" pelos bancos públicos, mas imaginou que função da pasta seja planejar as ações da administração direta e indireta, levando sugestões, por exemplo, para políticas habitacionais e de apoio e fomento ao agronegócio, na Caixa e no Banco do Brasil, respectivamente.