Simone Tebet vai comandar o Ministério do Planejamento

A decisão ainda não foi anunciada oficialmente mas já circula em Brasília

Por Com Edição da Redação Belem.com.br-
1 Min

Nesta terça-feira, a Senadora Simone Tebet aceitou ser Ministra do Planejamento do governo Lula. (Foto: Reprodução)

A senadora Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugas nas eleições à Presdiência da República e apoiou o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no 2º turno, vai aceitar o comando do Ministério do Planejamento do futuro governo petista. De acordo com a jornalista Míriam Leitão, a decisão foi anunciada pela própria senadora, durante conversas com a liderança do seu partido.  Fontes do MDB afirmam que ela nunca exigiu o Planejamento "turbinado" pelos bancos públicos, mas imaginou que função da pasta seja planejar as ações da administração direta e indireta, levando sugestões, por exemplo, para políticas habitacionais e de apoio e fomento ao agronegócio, na Caixa e no Banco do Brasil, respectivamente. Tebet espera ter controle do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), a secretaria de coordenação das estatais, incluindo os bancos, e ainda do IBGE e do Ipea.
Neste mês de dezembro, a emedebista se despede do Senado, após ter cumprido 8 anos de mandato.