13/01/2023 às 08h00min - Atualizada em 13/01/2023 às 08h00min

Quarto trecho da macrodrenagem do Tucunduba é entregue em Belém

A obra é orçada em mais de R$ 55 milhões e vai beneficiar cerca de 100 mil moradores

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
A obra vai beneficiar cerca de 100 mil moradores de quatro bairros de Belém. (Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará)

                                                                                                                                                                          
"Esse é maior sonho da nossa vida. Eu cansei de acordar meus netos no meio da noite, para tirar água da chuva que estava entrando", disse, feliz, a aposentada Raimunda Martinez, 74 anos, durante a inauguração do quarto trecho da macrodrenagem do Tucunduba, que compreende os canais da União e Timbó e foi executado pelo Governo do Estado. A entrega faz parte da programação de aniversário de 407 anos de Belém.

A população também foi surpreendida pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que anunciou a modernização e melhoria da iluminação ao longo de todo o Canal do Tucunduba e dos canais da União e Timbó.


Benefício

A obra do Tucunduba, orçado em mais de R$ 55 milhões, vai beneficiar cerca de 100 mil moradores dos bairros do Marco, Guamá, Terra Firme e Canudos. O quarto trecho inaugurado e a modernização da iluminação executado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), vai trazer segurança, mobilidade e dignidade aos moradores da área, que poderão transitar livremente sem alagamentos.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, conversou com a população e parabenizou pela conquista. Ele ainda resgatou a história do Canal do Tucunduba, uma obra iniciada na primeira gestão do Prefeito Edmilson Rodrigues (1997-2000) e, posteriormente, passou a ser executado pelo Governo do Estado do Pará.

"Era ponte de madeira e eram pessoas caindo. Então, esse momento aqui é uma importante fase desta etapa. Essa obra ficou mais de dez anos abandonada. As máquinas só apereciam na época de eleição", lembrou o prefeito. "Parabéns ao povo de Belém e parabéns ao nosso governador, pelo compromisso com obras de infraestrutura que ajudam a melhorar a qualidade de vida de quem mora na periferia".


Emoção

A boleira e moradora do bairro do Marco há 27 anos, Elisângela Holanda, 50 anos, estava emocionada ao ver mais uma etapa do Canal do Tucunduba. Ela lembra que foram anos esperando pela finalização da obra, passando por dificuldades para fazer a venda dos bolos.

"Era uma situação triste de ver. Os nossos vizinhos no meio da lama e nossas casas no fundo. Eu mesma tive que fazer as minhas entregas, com a água no meio da minha perna. Desde ontem estávamos admirando esse canal, porque a gente não tá acreditando. Poder sair de casa, ir ao supermercado e  voltar sem a rua alagada é um sonho" contou emocionada.


Cuidado

O governador do Pará, Hélder Barbalho, após inaugurar o novo trecho pediu para a comunidade que cuidem do espaço. "Se jogar lixo no canal, daqui a pouco o canal entope. O Governo do Estado tem feito a sua parte e a Prefeitura de Belém tem feito a limpeza dos canais. Isso não é só obrigação do poder público, é obrigação também de cada cidadão fazer a sua parte".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?