Bujaru avança na criação de sua primeira unidade de conservação municipal com apoio do Ideflor-Bio. Técnicos realizam estudos detalhados na área do Bom Intento para implantação de bosque ou parque municipal. A iniciativa, alinhada à política estadual de unidades de conservação, visa proteger a biodiversidade local enquanto cria espaços de lazer e educação ambiental para a comunidade. A secretária municipal de Meio Ambiente destaca a importância da parceria entre estado e município para garantir a preservação ambiental e benefícios socioambientais para a população bujaruense. O projeto representa um marco na gestão ambiental municipal e fortalece as políticas de conservação no estado do Pará.
Bujaru deu início aos estudos técnicos para criação da primeira unidade de conservação municipal do município. A equipe da Diretoria de Gestão da Biodiversidade do Ideflor-Bio, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza levantamentos na área do Bom Intento, considerada estratégica para preservação ambiental.
Os trabalhos envolvem diagnósticos do meio físico, biótico e social para determinar a categoria mais adequada - possivelmente um bosque municipal ou parque municipal. A secretária Leuda Coelho destacou a parceria entre poder público estadual e municipal: "Estamos aqui para criar a unidade de conservação da natureza do nosso Bom Intento".
O analista ambiental Bruno Martinez explicou que a equipe trabalha para oferecer base científica robusta para a proposta. A iniciativa está alinhada à Lei Estadual nº 766/2023, que instituiu novas categorias de unidades de conservação, incluindo os Bosques Municipais.
A comunidade local acompanha com expectativa positiva o processo, que representa não apenas proteção da biodiversidade, mas também a criação de espaço para lazer e educação ambiental.
Com informações da Agência Pará.