12/04/2022 às 12h33min - Atualizada em 12/04/2022 às 12h33min

Preço do pescado em Belém sobe durante a Semana Santa

A pesquisa do Dieese-PA foi divulgada nesta terça-feira (12)

Luiz Antonio Pinto - Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Belém
A pesquisa mostrou que houve aumento em 38 espécies de peixes em Belém. (Foto: Fernando Sette / Arquivo Ag. Belém)

                                                                                                     
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Intersindical de Pesquisas e Estudos Socieconômico (Dieese-PA) e divulgada nesta terça-feira (12), mostrou que hove aumento, pelo terceiro mês seguido, em 38 espécies do pescado comercializado em feiras e mercado de Belém. O estudo foi apresentado pela Secretaria Municipal de Economia (Secon).


Segundo o supervisor técnico do Dieese no Pará, Roberto Sena, “esse aumento já era esperado, devido à sazonalidade do pescado e à própria inflação que vem atingindo todos os produtos de modo geral”.

Para amenizar o prejuízo no bolso do consumidor, desde o dia 1º de abril até o dia 15 deste mês, vigora em Belém o decreto municipal nº 103.766/2022. Durante a vigência da norma, os compradores do pescado por atacado que desejam transportar o peixe para outros municípios devem solicitar a Guia de Transporte do Pescado (GTP) emitida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon).

“Dessa maneira, podemos ter um controle do que sai de Belém para outras localidades durante o período da Semana Santa, evitando uma saída descontrolada que possa prejudicar o abastecimento e provocar ainda mais a especulação de preço”, disse o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro.

Oportunidade

Ainda como forma de ofertar peixe de qualidade e preços mais acessíveis à população nesse período de alta do pescado, a Prefeitura de Belém, por meio da Secon, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realizam nesta quarta-feira (13), e quinta-feira (14), mais uma edição da Feira do Pescado, na Aldeia Cabana, Centur e Parque Shopping. 

“A expectativa é levar à mesa da população peixes de qualidade e com preços mais acessíveis, já que são comercializados diretamente com os fornecedores”, garantiu o diretor de aquicultura da Sedap, Allan Pragana. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?