Exposição sobre a diversidade do Patrimônio Imaterial Brasileiro chega a Belém

04/04/2023 - 18/06/2023

9h

Crédito: Diogo Vianna
 

Um mergulho na diversidade e riqueza cultural brasileira é a proposta da "Exposição “Manifestações Culturais do Brasil – A Celebração Viva da Cultura dos Povos” , que chega a Belém no dia 04 de abril e estará aberta à visitação gratuita na Galeria Fidanza (Museu de Arte Sacra) na Cidade Velha. A abertura será às 18h com apresentação do Grupo de Carimbó Sancari.

Depois de passar por sete capitais brasileiras, a exposição interativa apresenta em Belém, primeira cidade do Norte do País a receber a mostra, os 52 bens culturais registrados como patrimônio cultural Imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), entre eles bens imateriais paraenses como o Círio de Nazaré e o Carimbó.

“A exposição é inédita no Norte do País, região que possui uma enorme riqueza cultural, algumas delas com reconhecimento internacional, como é o Círio de Nazaré e a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e a arte gráfica Wajapi, que são patrimônios da humanidade. Belém foi escolhida por ser um expoente da cultura do Norte, com seus ritmos e celebrações”, conta Luiz Prado, idealizador e coordenador de produção.

Produzida pela carioca LP Arte, a mostra tem curadoria do historiador Luciano Figueiredo e direção de arte de Ronald Teixeira, patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e  apoio do IPHAN e da Secretaria de Estado de Cultura do Pará – SECULT.

Fotos, vídeos, objetos de museus, sons e um rico acervo composto por peças de colecionadores e artesãos compõem a Mostra “Manifestações Culturais do Brasil – A Celebração Viva da Cultura dos Povos” que disponibiliza textos informativos com legendas em português, inglês e espanhol, permitindo a compreensão sobre a importância desses bens para a cultura brasileira.

Um dos compromissos da exposição é a acessibilidade: tudo textualmente exposto, além das legendas, é apresentado em braile; um intérprete de libras faz o acompanhamento e monitoria da visita a turmas que apresentem esta demanda e há, ainda, objetos com caráter multissensorial, apresentados como elemento facilitador para a manipulação e a experiência concreta, principalmente para pessoas com deficiências sensoriais (visuais e auditivas), intelectuais e com comprometimentos neuromotores.

Em Belém, a exposição ficará na Galeria Fidanza, no centro histórico da cidade, com visitação gratuita até o dia 18 de junho. O Pará foi escolhido para receber a mostra, já que dos 11 patrimônios imateriais registrados pelo Iphan no Norte do Brasil, quatro são exclusivamente paraenses: Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Festividades do Glorioso São Sebastião na região do Marajó, Carimbó e Modo de fazer Cuias do Baixo Amazonas.

Com elementos interativos, incluindo uma rica cenografia, o público experimenta uma imersão na cultura do país, sem sair de sua cidade. “Esta é uma possibilidade de apresentar ao público do Pará toda a diversidade da cultura brasileira, por meio de um acervo composto por mais de 800 peças, fotos, vídeos e experiências interativas sobre as manifestações culturais que acontecem de Norte a Sul do país. Por reunir tanta riqueza em único espaço e dada a importância de se conhecer, valorizar, preservar e se reconhecer nestas tantas expressões culturais, vamos permanecer em temporada com exposição até o mês de junho de 2023, na Galeria Fidanza”, destacou Luiz.

Atividades extras – Além da mostra, o projeto prevê a realização de oficinas de contação de história e atividades com mestres de cultura popular do Pará, além de um projeto educativo focado em receber estudantes, buscando ampliar a percepção de crianças e jovens sobre o universo do patrimônio cultural. As atividades contam com monitores/ educadores e material didático (cartilha educativa), que será distribuída gratuitamente aos visitantes infantis e infantojuvenis.

Entre os bens imateriais registrados pelo IPHAN na região Norte, temos a Arte Kusiwa e Marabaixo no Amapá; Cachoeira de Iauaretê, Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro e Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins no Amazonas; Círio de Nazaré, Festividades de São Sebastião no Marajó, Carimbó e Modo de fazer Cuias do Baixo Amazonas no Pará e os Saberes e Práticas associados ao modo de fazer bonecas Karajá e Ritxókò – Expressão artística e cosmológica do povo Karajá no Tocantins (veja lista completa, por região e por estado, ao fim do texto).

SERVIÇO
| O QUE |: Mostra “Manifestações Culturais do Brasil – A Celebração Viva do Patrimônio Imaterial”

| ONDE |: Galeria Augusto Fidanza (Praça Frei Caetano Brandão, s/n, 66020-310 – Belém/PA)4009-8802

| QUANDO |: De 05 de abril a 18 de junho de 2023, das 9h às 16h (de quarta-feira a domingo)

| INGRESSO |: ENTRADA GRATUITA

| CLASSIFICAÇÃO |: Livre

| ACESSIBILIDADE |: A exposição “Manifestações Culturais do Brasil – A Celebração Viva da Cultura dos Povos” conta com medidas de acessibilidade para todos os públicos

| MAIS INFORMAÇÕES |: @expopatrimonioimaterial


 

Informações à imprensa (Lambada Produções):

Sonia Ferro: (91) 98026-1595 (Wapp) / [email protected].

 




 

Link
Tags »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?