Basílica recebe super projeção de videomapping pelo 4º ano seguido para contar a história das 12 virtudes de Nossa Senhora de Nazaré

17/10/2023 - 23/10/2023

21h30

Divulgação
Um espetáculo visual vai colorir a fachada da Basílica Santuário de Nazaré após a missa de encerramento do Círio 2023, no dia 22/10. É a tradicional exibição do projeto “Cores, Sons e Sensações”, que anualmente usa equipamentos de ponta para criar uma experiência diferenciada de artes visuais e religiosidade durante a cerimônia de conclusão da programação oficial do Círio de Nazaré. A apresentação é aberta ao público e deve começar a partir de 21h30.

Em 2023, a produção é da Ampli e do VJ Lobo, com patrocínio da Equatorial Energia através da Lei de Incentivo à Cultura. A realização é da Diretoria de Nazaré, Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

Durante a projeção, será anunciado o tema do Círio 2024. O público poderá acompanhar o espetáculo presencialmente ou em casa, pela transmissão ao vivo da TV Nazaré. 

“Ficamos felizes de perceber que, a cada ano que passa, a projeção do Cores, Sons e Sensações na fachada da basílica ganha cada vez mais força. As pessoas já esperam por esse momento dentro da programação do Círio de Nazaré. É um projeto de grande impacto visual e que chama muito a atenção do público. A Equatorial Pará acredita nesta iniciativa que valoriza a cultura local através da energia e da fé dos paraenses”, comenta Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará.

PROJEÇÃO TAMBÉM CONTARÁ HISTÓRIAS REAIS DE GRAÇAS ALCANÇADAS E MOMENTOS ICÔNICOS DO CÍRIO
Neste ano, a narrativa do videomapping será focada nas 12 virtudes de Nossa Senhora de Nazaré, com outros elementos aparecendo na obra. "O video mapping também trará histórias reais de pessoas que entrevistamos por meses para a criação do roteiro, como o caso de uma mãe que conseguiu a sua casa própria depois de uma enchente", revela o artista visual VJ Lobo. 

Ele acrescenta que partes decisivas da história do Círio também estão no roteiro do espetáculo. "Depois que Plácido encontrou a imagem da Santa, como aquela ermita se transformou na grande Basílica que é hoje? A gente vai contar em mais uma edição do nosso vídeo mapping, que vem a ser uma experiência de 'cinema expandido' para o público que estiver na Praça Santuário durante o encerramento", comenta.

A projeção celebra os 100 anos da Basílica de Nazaré e ainda fará uma homenagem ao Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. 

O QUE É VÍDEO MAPPING?
É uma técnica de projeção que consiste em programar conteúdos audiovisuais para serem projetados em objetos e superfícies como fachadas de prédios e monumentos. A técnica permite que o artista promova a interação entre conteúdo audiovisual e, por exemplo, a arquitetura local. Para isso, a perspectiva e a luz sobre o objeto devem ser devidamente estudadas antes da projeção. 

INFRAESTRUTURA DE PROJETORES ESPECIAIS A LASER
No espetáculo de 22/10, serão usados oito projetores de 20 mil lúmens de potência cada, que usam tecnologia a laser no lugar de lâmpadas. Serão distribuídas cinco torres de projeção pela Praça Santuário, com todos os equipamentos apontados para a fachada da Basílica. A Casa dos Padres também receberá iluminação cênica. A trilha sonora foi criada especialmente para essa animação, que também terá narração do padre Cavalcante. 

SOBRE O PROJETO CORES, SONS E SENSAÇÕES 
O “Cores, Sons e Sensações” é dedicado a contar histórias humanizadas através de experiências imersivas emocionantes. A combinação de religiosidade, desenhos envolventes, música e equipamentos modernos se une à sensibilidade artística para oferecer uma nova era de experiências, que brinca com os sentidos e emociona através de memórias recriadas em animações de alto nível. 
 
“Contamos a história de pessoas que fazem Belém ser a maravilha que é, com suas narrativas em movimento. O diferencial é a criação de um universo de sensações diferentes usando recursos de imagem e som que podem ser apreciados por todos os espectadores”, explica VJ Lobo.

SOBRE O VJ LOBO 
VJ Lobo é Fabrício Costa. Formado em Cenografia pela UFPA, músico, produtor cultural, performer, artista visual e VJ, está há mais de 20 anos no mercado e já trabalhou com grandes nomes da música como Mônica Salmaso, Trio Manaí, Vitor Ramil, Boca Livre, Fafá de Belém, entre outros. Desde 2004, busca o inusitado criando e recriando formatos de cenografia virtual por meio de videomapping. Já expôs suas obras em diversos projetos e trabalhos culturais de artes visuais. 

Seu objetivo como artista visual é sempre levar ao público as sensações do universo amazônico. VJ Lobo coloca um pedaço da cultura amazônica em cada luz, vídeo, imagens e sons que usa. Suas projeções no projeto Cores, Sons e Sensações potencializam a tradição histórica de construções com grandes dimensões, como fachadas de edifícios, estátuas e igrejas.

Saiba mais nas redes sociais do projeto:
https://www.instagram.com/sintacoresesons/ 
 https://twitter.com/SintaCoresESons
https://www.facebook.com/SintaCoresESons/ 

SERVIÇO:
“Cores, Sons e Sensações” no encerramento do Círio 2023
Data: 22 de outubro
Horário: a partir de 21h30
Local: Basílica Santuário de Nazaré e Praça Santuário (aberta para espectadores)
Transmissão ao vivo: TV Nazaré
Redes sociais: https://www.instagram.com/sintacoresesons/ // https://twitter.com/SintaCoresESons // https://www.facebook.com/SintaCoresESons/
Link
Tags »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?