Jornalistas lançam livros em primeira mão durante Congresso Nacional de Comunicação, em Belém

07/11/2023 - 12/11/2023

Arquivo/EBC

As jornalistas Grazielle Albuquerque, Fabiana Moraes, Cristina Serra, Juliana Dal Piva, Patrícia Marins e Miriam Moura, destaques no XVII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), lançam obras inéditas na programação, que refletem sobre temas como política, comunicação corporativa, humanização e diversidade. O Conbrascom ocorre entre os dias 8 e 10 de novembro, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, em Belém.

Na quinta-feira (9), uma noite de autógrafos com um coquetel oferecido aos participantes inscritos no congresso apresentará as obras. O evento ocorre em parceria com o portal jurídico Migalhas. Na ocasião, a empresa realizará sorteios de obras originais da editora Migalhas, tais como Liberdade de Imprensa (Libero Badaró); Manual de Redação Jurídica (José Maria da Costa); A Vida, o Direito e algumas Ideias para o Brasil (Luís Roberto Barroso); e Migalhas de Rui Barbosa – Vol. I e II (Organização: Miguel Matos).

"Há anos o Migalhas é participante do Conbrascom, e é com grande honra que nos unimos agora como parceiros neste, que é um evento tão significativo para os profissionais da comunicação jurídica. Estamos entusiasmados com este encontro, especialmente neste ano em que o congresso abraça temas tão sensíveis e relevantes para o nosso país", destaca Juliana Prado, jornalista do portal Migalhas.

O Conbrascom é uma realização do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) e tem apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (AM/PA) e do TJPA.

Conheça as obras:
“Da lei aos desejos - O agendamento estratégico do STF” - Grazielle Albuquerque
“Da lei aos desejos - O agendamento estratégico do STF” aborda a trajetória de exposição do Supremo Tribunal Federal (STF) e ajuda a compreender o dia 8 de janeiro deste ano, data marcada por ataques anti-democráticos ao poder judiciário.

A obra é resultado da pesquisa de doutorado da jornalista e cientista política Grazielle Albuquerque. Atualmente, Grazielle é colunista do Le Monde Diplomatique Brasil e realiza seu pós-doutorado no Programa de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também é professora do mestrado em Avaliação em Políticas Públicas.

“Muito além do media training - O porta-voz na era de hiperconexão” - Patrícia Marins e Miriam Moura
A obra reflete sobre o papel do media training como parte do processo de transformação das instituições e empresas e do posicionamento delas perante à sociedade. Patrícia Marins e Miriam Moura trazem entrevistas, dados e conhecimento de quem já atua há décadas na capacitação de mais de 12 mil porta-vozes e líderes de todas as áreas. 

Em “Muito além do media training - O porta-voz na era de hiperconexão”, elas compartilham experiências, aprendizados, técnicas, ações e estratégias essenciais para quem trabalha com comunicação corporativa.

“A pauta é uma arma de combate - Subjetividade prática reflexiva e posicionamento para superar um jornalismo que desumaniza” - Fabiana Moraes
O livro analisa o discurso jornalístico sobre grupos sociais historicamente oprimidos, partindo do entendimento do jornalismo como partícipe de narrativas que transformam diferenças em desigualdades, como racismo, misoginia e outras formas de “outrofobia”. Para isso, Fabiana Moraes investiga caminhos de ruptura com os modos colonizados pelos quais o jornalismo atua desde o século 19. 

Em um esforço para aproximar teoria e prática, o livro apresenta três reportagens de Fabiana publicadas no Jornal do Commercio do Recife: "A vida é Nelson" (2012); "Ave Maria" (2013); e "Casa grande & senzala" (2013). A autora se propõe a analisar os trabalhos uma década após sua publicação original, fazendo uma autocrítica e narrando com proximidade afetiva os bastidores dessas reportagens.

“O nascimento de Joicy” - Fabiana Moraes
O livro trata da temática da transexualidade. Conheça a saga de Joicy, ex-agricultora do agreste pernambucano, que busca o serviço público de saúde para uma cirurgia que mudaria seu corpo e sua vida. Fabiana Moraes traz, ainda, as dores, o suor, o assombro e a alegria de produzir a reportagem, publicada sob polêmica e aclamação em abril de 2011, e expõe a complicada relação com sua personagem. 

A autora nasceu no Recife. É jornalista, documentarista e professora pesquisadora do Núcleo de Design e Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (campus Agreste). 

“Nós, sobreviventes do ódio” - Cristina Serra
“Nós, sobreviventes do ódio” reflete sobre o momento considerado mais mais tenebroso do Brasil contemporâneo. Reúne 224 crônicas que combinam a chegada da extrema direita ao poder com Jair Bolsonaro, e avançam até 2023, com o início do novo governo de Lula e a tentativa de golpe no 8 de janeiro. A obra alerta para crimes cometidos no governo Bolsonaro.

A jornalista paraense Cristina Serra trabalhou em algumas das redações mais importantes do país, como “Jornal do Brasil”, “Veja” e Rede Globo. Na TV, foi repórter no Rio de Janeiro e em Brasília, correspondente em Nova York e comentarista do “Programa do Jô”. É colunista da “Folha de S.Paulo”. “Nós, sobreviventes do ódio” é o seu quarto livro.

“O negócio de Jair - A história proibida do clã Bolsonaro” - Juliana Dal Piva
A obra desvenda o passado secreto da família do ex-presidente Jair Bolsonaro. Juliana Dal Piva parte do escândalo das rachadinhas exposto pelo caso Queiroz, a partir de dezembro de 2018, para contar uma história que remonta à entrada de Bolsonaro na política na década de 1990: o esquema de corrupção conhecido entre os participantes como o “Negócio do Jair”. 

Resultado de mais de três anos de apuração, baseado em depoimentos exclusivos, cópias sigilosas dos autos judiciais, mais de cinquenta entrevistas, mil páginas em documentos, vídeos e gravações de áudio, a autora demonstra como, à sombra dos grandes esquemas partidários, o clã acumulou milhões de reais e construiu o projeto político que conduziria o chefe da família ao posto mais alto da República.

Programação
O XVII Conbrascom inclui palestras e painéis com a presença de profissionais renomados e referências nacionais nas áreas da comunicação e do poder judiciário. 

Confira a programação completa:
08/11
18h – Credenciamento
19h – Mesa de abertura
20h – Palestra de abertura: “A comunicação como instrumento de transformação e defesa das instituições”, com Cristina Serra

09/11
9h – Painel: "Debate Oito de janeiro e o trabalho da comunicação das instituições", com Grazielle Albuquerque e Juliana Dal Piva
10h30 – Intervalo
11h – Painel: "Debate Paz, justiça e instituições eficazes: como alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16", com Patrícia Marins e Fábio Castro
12h30 – Intervalo
14h – Votação e mostra de cases
Comunicação Interna
Fotografia
Mídia Audiovisual
Mídia Digital
Mídia Radiofônica
15h – Intervalo
15h30 – Votação e mostra de cases
Mídia Social
Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público
Publicação Impressa Especial
Relacionamento com a Mídia
Reportagem Escrita
Vídeo Institucional
17h30 – Painel: "Amazônia: a pauta é uma arma de combate", com Fabiana Moraes da Silva e Thuane Rodrigues Nascimento
19h – Coquetel de lançamento de livros

10/11
9h – Reuniões setoriais
12h – Intervalo
14h – Palestra de encerramento: "O acesso à justiça e os caminhos da comunicação", com Rodrigo Haidar
15h30 – Intervalo
16h – Plenária
20h – Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?