Natura Musical apresenta “Fluxa”, novo álbum de Azuliteral

01/03/2024 - 07/03/2024

00h

Fotos: Stela Abreu
Cantando sobre suas vivências e influências de fortes mulheres nortistas e sobre as águas que banham o estado do Pará, a multiartista Azuliteral lança na próxima quarta-feira, 6, o álbum “Fluxa”. O projeto é viabilizado pela Natura Musical e estará disponível nas principais plataformas de streaming.
 
O novo trabalho é uma autorrecordação da jornada pessoal e espiritual da artista no espaço tão íntimo que tem com as águas do rio que dá nome ao seu bairro, o Guamá. É também uma homenagem às mulheres que a inspiram. Todo o processo de construção do álbum, desde as canções até as produções dos videoclipes, foi e está sendo registrado para produção documental e em breve será compartilhado em seu canal do YouTube e nas redes sociais.
 
“Fluxa”, uma variação feminina do termo fluxo, nasceu de um movimento interno da artista de buscar as razões pelas quais segue criando arte e atribuindo sentidos profundos a tudo o que lhe atravessa. “Incluo a terminação em “a” pra chamar O Feminino pra dentro desse fenômeno. Aproveito a energia criativa do movimento contínuo da água para trabalhar o argumento central do álbum: tudo é transitório, o eu é transitório. Gosto muito de estar em movimento. Sou guiada pelo poder do espaço. Viajar, experienciar, acessar na solitude da distância a minha eu mais pura. Mas também gosto muito de voltar, tanto pro lugar de partida, quanto passar pelos mesmos caminhos e revisitar pensamentos e memórias. Eu sou Fluxa, transitória, inconstante e fluente.”, descreve a artista.
 
O álbum contém dez canções autorais, dentre as quais está “Sublime”, a qual divide o processo criativo com a cantora e compositora Malu Guedelha. E a fonte de inspiração para letras tão profundas sobre origem e trajetória é a coletânea literária “Trama das Águas”, que reúne contos e poesias de mulheres nascidas e/ou criadas no estado do Pará, sendo a própria artista uma dessas mulheres que compõem o livro. 
 
“O mergulho nas narrativas do livro me dizia que algo precisava nascer daquele objeto-fonte. Um álbum musical seria a ferramenta perfeita para trabalhar numa perspectiva de autorrecordação com apoio no elemento água”, conta Azuliteral. As canções do álbum seguem sonoridades diferentes para alinhar com cada momento da vida da artista, trazendo os gêneros musicais MPB, MPP e BRock.
 
Ao longo deste ano, a artista lançará as canções, seus videoclipes e os webdocumentários de cada produção. O lançamento do primeiro videoclipe acontece na próxima sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Será da canção Dádiva do Rio. “Nessa faixa revelo a minha conexão com o Divino que está intimamente ligado ao Feminino e à Natureza (à Água, à Terra e à Luz) - os elixires da vida. Quando aprovei este projeto na Natura Musical via Lei Semear, eu tinha acabado de lançar meu EP CABANA e aproveitei para aprofundar essa perspectiva de conexão com a terra, centrada no feminino, que já tinha iniciado com o EP. Nossas mulheres são fontes de memórias e de ensinamentos valiosos, erigindo e sustentando Identidade, Economia e Futuro.”, comenta Azuliteral.
 
“Fluxa”, de Azuliteral, foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como AQNO, Caquiado, Festival Apoena e Rawi. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 80 projetos até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira, como Dona Onete, Nic Dias e os festivais Mana, Lambateria e Psica.
 
O show de lançamento ocorrerá ainda neste primeiro semestre. Com uma pegada mais intimista, a ideia do show é transmitir ao público toda a sensibilidade e força das dez músicas de Fluxa. “A ordem das faixas tem um grande peso significativo. Uma vez que o álbum narra minha vida, cada canção representa um momento da minha trajetória”, explica.
 
Sobre Natura Musical
 
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a
música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005,
o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas
e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a
pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura
Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga
a gente nas redes sociais: @naturamusical.
 
Serviço: Natura Musical apresenta “Fluxa”, novo álbum de Azuliteral, no dia 6 de março
Disponível nos perfis da artista nas principais plataformas musicais
 
Assessoria de Imprensa Azuliteral
 Evelin Stefanie Paixão (Eves Agência): [email protected]
Contato: (91) 98203-2994
PR | Natura Musical
Francine Ramos: [email protected]
Telefone: (11) 98839-9735
Luciana Rabassallo: [email protected]
Telefone: (11) 96446-0565
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?