16/06/2023 às 08h23min - Atualizada em 16/06/2023 às 08h23min

Abertura do Chocolat Xingu, em Altamira, tem intensa participação do público

Foi registrado público bem maior do que na cerimonia de abertura do ano passado

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Ascom Sedap
Até o próximo domingo (18), o público que visitar o Centro de Eventos do município de Altamira, localizado na Região de Integração do Xingu, irá se deparar com uma vasta oferta de produtos derivados do cacau. Exposições, gastronomia, palestras com especialistas, aulas ao vivo sobre culinária à base de chocolate estarão entre os atrativos da segunda edição do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau de Altamira – o Chocolat Xingu, aberto na noite desta quinta-feira(15), com a participação de  convidados e de um grande público.

A programação é uma parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) com a Prefeitura Municipal de Altamira. 

Já na primeira noite do Chocolat Xingu, o Centro de Eventos recebeu a visitação de um público bem maior do que o registrado na cerimonia de abertura do ano passado.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes falou sobre a parceria com a Sedap e demais instituições que ajudaram na concretização do evento. Ele frisou que o objetivo da programação é  fazer com que Altamira entre definitivamente na rota do turismo. “Fazer com que esse ambiente que nós estamos vivendo nesses dias,  de hotéis lotados, de comércio fervilhando, que  seja permanente”, ensejou o prefeito. 

A Secretaria adjunta da Sedap, Nilse Pinheiro, enfatizou que o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau é o maior da América Latina e que destaca o trabalho de uma região estratégica na produção cacaueira“Eu não tenho dúvida que esse evento é  proposto para contribuir com os sindicatos e produtores, com todos aqueles que fazem realmente esse trabalho voltado a essa cultura; o Governo do Estado, juntamente com a prefeitura, aportou recurso pra que nós pudéssemos fazer esse grandioso evento, onde todos temos a oportunidade mostrar o produto, mas também mostrar para o Brasil e para o mundo inteiro o nosso potencial em Altamira e região do Xingu e Transamazônica”, ressaltou.

O organizador do Chocolate Festival,  Marcos Lessa, da MVU Eventos, destacou a importância de contribuir com o desenvolvimento da Transamazônica. " Nós sabemos da potencialidade dessa região,  essa é uma parcela de contribuição; quem faz a festa são os produtores,  os expositores, os chocolateiros,  enfim, é toda uma engrenagem que faz a diferença ", destacou Lessa.

Oportunidade

O produtor da Vila de Assurini, em Altamira, Antônio Fernandes, que está expondo seus produtos,  disse que tem ótimas expectativa em relação ao evento.  “A gente que mexe nesse ramo fica feliz, temos projeto bom de cacau e só temos a agradecer ao governo estadual e prefeitura por esse evento”, destacou. 

Após a abertura oficial da programação, o público conferiu as aulas ao vivo do chefe Lucas Corazza, que executou receitas  para os interessados em aprender a fazer as delícias feitas com cacau e chocolate. As crianças também já puderam sentir um pouco do que reservam os próximos três dias de evento através da aula ministrada pela chef Karla Leal no Kids Cooking.

Uma das atrações que chamaram atenção, também, na primeira noite, foram as esculturas de chocolate preparadas ao vivo por dois chefs convidados ao evento: Léo Vilela e Tati Benazzi. 

Serviço

O Chocolat Xingu ocorre até o próximo domingo(18), a partir das 14h. A programação completa do Festival Internacional do Chocolate de Altamira pode ser conferida no link.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?