17/07/2023 às 08h09min - Atualizada em 17/07/2023 às 08h09min

Operação Verão 2023 leva segurança aos veranistas no distrito de Mosqueiro

Estratégias compreendem o policiamento diuturno nas praias e pontos de maior concentração de pessoas

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
As forças de segurança seguem trabalhando nesta "Operação Verão 2023” para levar mais segurança para mais de 90 localidades no Pará. Quem ficou na Região Metropolitana de Belém e buscou a ilha de Mosqueiro, neste final de semana, percebeu a intensificação das rondas e das fiscalizações do policiamento diuturno na bucólica. 

Para acompanhar a movimentação e reunir as forças, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com a Guarda Municipal de Belém, instalou na praia do Chapéu Virado, próximo ao Caramanchão, uma unidade móvel do Centro Integrado de Comando e Controle. 

Entretanto, desde a chegada na ilha, a população já podia acompanhar a fiscalização viária, promovida por agentes do Departamento de Trânsito (Detran), Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e pela Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Foram observados licenciamentos vencidos de veículos e a documentação de condutores dentro da validade, além da “Lei Seca” para aqueles que conduzem sob efeito de álcool. Em casos irregulares, os veículos foram retidos e os condutores encaminhados para unidade policial. 

Já na faixa de areia, a operação “Tolerância Zero”, observava o uso de linhas cortantes e ceróis, o que é proibido por lei estadual e também o uso de som automotivos com volume excessivo, o que é constatado como poluição sonora e perturbação do sossego alheio. 

Do Centro Móvel, os agentes acompanham o fluxo de pessoas e o acionamento das viaturas da área em caso de ocorrências. De acordo com o coordenador do centro, Tenente-coronel Coronel Celton de Jesus, diante da necessidade do grande número de veranistas na ilha a estratégia da segurança conta com o reforço de efetivo. 

“Pela proximidade que a ilha de Mosqueiro tem com a capital, muitos deslocam aos finais de semana para aproveitar as inúmeras praias que aqui existem. Para dar mais segurança e conforto a todos, a Segup vem acompanhar junto com as forças de segurança o movimento, articulando e dando seguimento nas ocorrências e nos atendimentos de emergência”, explica o coordenador. 

Autuações

Dentro do trabalho realizado pelas forças, uma pessoa foi encaminhada à delegacia para prestar esclarecimentos devido a apreensão de linha cortante.  Ela se negou a entregar o material, chegando até a ferir um agente da Polícia Civil. 

Combate a Importunação e exploração sexual

Equipes da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) da Segup e da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (Dav) da Polícia Civil realizaram orientações e divulgaram material gráfico de combate à importunação sexual em nas praias, bares, restaurantes e casas de show. 

A delegada titular da Delegacia de Atendimento à Criança e Adolescente (Deaca) Santa Casa, Karina Figueiredo, ressalta a importância da ação nesta época do ano. “Neste período de veraneio é muito importante aproximar a Segurança Pública da população, levando campanhas de prevenção e de conscientização sobre crimes contra mulheres e crianças e adolescentes, em bares, nos restaurantes, nas casas de show e nas praias da Ilha de Mosqueiro. Nosso principal foco é o enfrentamento da importunação sexual e a exploração sexual de menores. As ações se perfazem desde a explicação sobre quais condutas configuram crimes até ressaltar a importância de acionar os canais de denúncia”, destacou. 

Operação Verão 2023

A Segup, juntamente com os demais órgãos de segurança, deflagrou, em mais de 90 localidades paraenses a “Operação Verão 2023”, com um efetivo de 5,6 mil agentes de segurança, reforçando as ações junto ao policiamento local de cada localidade. Essa é a maior operação do ano, e envolve todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública, com o objetivo de reforçar a segurança, enfrentar a criminalidade, e garantir tranquilidade e entretenimento, nas principais praias e balneários do Pará.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?